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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Marta Chaves, 1990- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Josefa Fieszt da, 1969- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:27:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:27:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60498 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marta Chaves Vasconcelos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Educação Rural por muito tempo foi marginalizada e deixada em segundo plano. Os recursos da educação visavam as escolas urbanas ficando as rurais abandonadas. Com o Movimento da Educação do Campo que passou a tomar corpo a partir da década de 1990, o campo, a partir dos Movimentos Sociais, passou a ter visibilidade. Diante deste contexto, tenta-se responder a seguinte questão norteadora deste estudo: Quais ações são necessárias para diminuir a evasão escolar na Escola do Campo do Assentamento do Contestado no município da Lapa? O principal objetivo deste estudo é: Propor ações para diminuir a evasão escolar dos alunos da Escola do Campo do Contestado. Os objetivos específicos são: Descrever suscintamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST, Educação do Campo) no município da Lapa. Apresentar as ações existentes que visam a diminuição da evasão escolar dos alunos da Escola do Campo do Contestado. Descrever a contribuição do Movimento da Educação do Campo para a efetivação da Gestão Escolar da Escola do Contestado. Identificar as causas da evasão escolar na Escola Municipal do Campo do Contestado. Essa pesquisa se justifica por sua relevância acadêmica e social. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, sendo a sua abordagem qualitativa. O alcance dos objetivos é descritivo. Os dados utilizados são de fontes primárias e secundárias, coletados por meio de procedimentos técnicos bibliográfico, documental e entrevista semi-estruturada. Trata-se de um estudo de caso, sendo a sua amostragem intencional. Pode-se observar que a evasão escolar é um problema, principalmente no campo, pois ao sair da escola, o aluno vai para a cidade perdendo sua identidade e cultura. Por meio de políticas públicas tanto municipais quanto estaduais é possível dar condições de trabalho para os professores, e assim desenvolverem um processo de ensino-aprendizagem que atrele a teoria com a prática, ou seja, com a realidade do aluno. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
Título: dc.title | A escola pública do Contestado do município da Lapa : contradições entre a organização do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST, educação do campo) com a evasão escolar dos alunos da localidade para áreas urbanas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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