Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Andréa Torres Barros Batinga de, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Liebl, Jocemara Grossl, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:18:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:18:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60496 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho visa à sensibilização dos stakeholders para a constituição de um observatório social na área da educação do município de Rio Negrinho-SC. Foi utilizada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, foram utilizados instrumentos de pesquisa como estudo documental, entrevistas e analise de dados. O presente trabalho está desenvolvido da seguinte forma: primeiramente aponta sobre a importância do observatório social para uma organização, onde o mesmo aponta fatores de contribuições e melhorias das ações do desenvolvimento social da população e monitoramento dos recursos públicos destinados à educação municipal. Demonstrados cases de sucesso na cidade de Maringá no estado do Paraná, o qual apresenta exemplos de aspectos positivos dentro do observatório social daquela organização. Outra questão é o controle social manifestado, pode ser monitorado com a criação do observatório social. Apresenta-se uma breve caracterização da instituição estudada, que vem a ser a secretaria de educação do município de Rio Negrinho-SC, para a finalização um apontamento com o embasamento das entrevistas realizadas no decorrer do estudo, de forma onde os entrevistados manifestaram opiniões abertas e informais em relação ao tema proposto, assim foi possível obter uma visão do público sensibilizado e interessado frente ao observatório social, deixando claramente que esta organização pode ser de suma importância para uma instituição pública, e principalmente trará ações eficientes a toda população. Portanto, observa-se que este tema tem relevância social propícia para realização de estudos e grande probabilidade deste movimento ser implantado na área estudada. | - |
Formato: dc.format | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração municipal - Rio Negrinho, SC | - |
Título: dc.title | Sensibilização dos stakeholders para constituição de um observatório social na area da educação no município de Rio Negrinho-SC | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: