Análise dos fatores críticos e ferramentas de controle gerencial envolvidos no sucesso dos projetos de Crowdfunding na educação básica

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Autor(es): dc.contributorVoese, Simone Bernardes, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorSeefeld, Vanessa, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:54:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:54:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60468-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Simone Bernardes Voese-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 27/09/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.90-97-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionResumo: A educação é um pilar de sustentação imprescindível para o desenvolvimento de um indivíduo e a sociedade em que está inserido, assim como um país é solidificado de acordo com a base educacional que possui. Observa-se a situação crítica de gestão que o governo vem percorrendo, nas esferas federal, estaduais e municipais, o que reflete em dificuldades de subsídios de programas como saúde, segurança, infraestrutura e a educação, que é o objeto desse estudo. Diante destes obstáculos, comunidades têm-se unido com a finalidade de melhorar este cenário, por meio de cooperação, professores, familiares e Organizações Não Governamentais unem esforços e dedicam seu tempo e recursos para as causas educacionais. Com o propósito de levantar recursos e viabilizar projetos sociais e culturais, surgiu em 2009 no Brasil o crowdfunding, sendo uma modalidade de financiamento coletivo cada vez mais difundida, no entanto, há projetos que atingem rapidamente sua meta proposta, enquanto outros não conseguem atingir. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar os fatores críticos e as ferramentas de controle gerencial utilizados pelas escolas que suportam o sucesso dos projetos de crowdfunding na educação básica. Utilizou-se a Teoria da Riqueza de Mídia como sustentação teórica desta pesquisa, que possui caráter descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de análise do conteúdo dos projetos de crowdfunding direcionados para a Educação Básica Pública no Brasil em quatro plataformas: Kickante, Catarse, Juntos.com.vc e Somosprofessores.org, totalizando 243 projetos e então foi encaminhado um questionário para os proponentes desses projetos, o qual foram obtidas 28 respostas, perfazendo uma taxa de 11,5% de retorno. Conforme as análises dos dados obtidos por meio dos questionários, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação as variáveis entre os projetos que atingiram a meta e os que não atingiram a meta proposta. No entanto, pode constatar-se que as escolas estão utilizando processos de gerenciamento e ferramentas de controle gerenciais com alta frequência em seus projetos. Ao considerar as análises contendo a população completa, as variáveis "amplitude da descrição" e "tamanho da meta proposta" apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Em relação à amplitude, observa-se em geral, que os projetos apresentam descrições consideradas mais curtas são aqueles que não atingiram a meta. A situação defendida pela teoria consiste que com o aumento da informação da descrição da proposta há influência positiva sobre o sucesso do financiamento. Ao considerar o tamanho da meta, na escala, os projetos que atingiram a meta tiveram a média inferior a R$10.000,00, corroborando com a teoria, que defende os projetos de valores elevados como sendo julgados mais arriscados e requerem mais confiança dos financiadores, dificultando a obtenção do seu sucesso. Este estudo apresenta-se precursor ao relacionar a Contabilidade Gerencial com crowdfunding na educação básica e apresenta como contribuição a identificação de fatores como a descrição do projeto e o valor da meta como sendo diferenciais no momento de sensibilizar o contribuinte a apostar em seu projeto. Em decorrência dessa identificação de fatores que influenciam o sucesso, torna-se praticável o direcionamento de esforços e investimentos para os fatores que realmente proporcionem o diferencial no momento de sensibilizar o contribuinte a apostar em seu projeto. Palavras-chave: Crowdfunding; Teoria da Riqueza de Mídia; Controles Gerenciais; PMBOK; Educação Básica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Education is an essential pillar of support for the development of an individual and for the society in which he is inserted, just as a country is solidified according to the education basis it possesses. It is observed the critical management situation that the government has been going through at the federal, state and municipal levels, which reflects in difficulties for subsidies of programs such as health, safety, infrastructure and education, which is the object of this study. Faced with these obstacles, communities have come together to improve this scenario, through cooperation, teachers, families and non-governmental organizations join forces and dedicate their time and resources to educational purpose. With the goal of raising funds and making social and cultural projects viable, in 2009 in Brazil rised the crowdfunding, being a mode of collective financing increasingly widespread, however, there are projects that quickly reach their proposed goal, while others can not reach it. In this sense, the present study was developed with the objective of identifying critical factors and tools of management control used by schools that support the success of crowdfunding projects in basic education. Media Wealth Theory was used as the theoretical support of this research, which has a descriptive character with a quantitative approach. The data were collected by analysing the content of crowdfunding projects directed to the Public Basic Education in Brazil on four platforms: Kickante, Catarse, Juntos.com.vc and Somosprofessores.org, totaling 243 projects and then a questionnaire was sent to the proponents of these projects, which were obtained 28 responses, resulting in an 11.5% rate of return. According to the analysis of the data obtained through the questionnaires, it was not found statistically significant differences in relation to the variables between the projects that reached the goal and those that did not reach the proposed goal. However, it can be seen that schools are using management processes and management control tools with high frequency in their projects. When considering the analyzes containing the complete population, the variables "amplitude of description" and "size of the proposed target" presented statistically significant differences. In relation to the amplitude, it is observed in general, that the projects present descriptions considered shorter are those that did not reach the goal. The situation advocated by the theory is that by increasing the information in the proposal description there is a positive influence on the success of the funding. When considering the size of the goal, in the scale, the projects that reached the goal had an average of less than 10,000.00 BRL, corroborating with the theory, that defends the projects of high values as being judged more risky and require more trust of the financiers, making it difficult for you to succeed. This study presents a precursor when relating Management Accounting with crowdfunding in basic education and presents as a contribution the identification of factors such as the description of the project and the value of the goal as being differential in the moment of sensitizing the taxpayer to bet on their project. As a result of this identification of factors that influence success, it becomes feasible to direct efforts and investments to the factors that actually provide the differential in the moment of sensitizing the contributor to bet on their project. Keywords: Crowdfunding; Theory of Media Wealth; Management Controls; PMBOK; Basic Education.-
Formato: dc.format102 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectContabilidade gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Financiamento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de projetos-
Título: dc.titleAnálise dos fatores críticos e ferramentas de controle gerencial envolvidos no sucesso dos projetos de Crowdfunding na educação básica-
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