Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sanches, Marystela Assis Baratter, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emyli Lorena Brás de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60467 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60467 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marystela Assis Baratter Sanches | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a cultura organizacional, no qual tem por objetivo analisar que as práticas não são aderentes às prescrições por questões culturais, onde essas práticas prejudicam a gestão financeira e educacional. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer os traços da cultura do país para que possa ter uma mudança efetiva na cultura organizacional. O presente um estudo de caso, compara as ideologias defendidas pelo diretor da instituição, com diretrizes estabelecidas em lei, assim como, relata os impedimentos que fazem com que recursos financeiros não sejam repassados para um melhor atendimento das crianças da Associação. A partir da ideia de medo e de resistência a mudança, este trabalho contribui para reflexões sobre a importância da cultura e mudança organizacional em uma organização, em especial na instituição de Guaratuba - PR Associação Criança Feliz, uma entidade sem fins lucrativos, para que seja possível implantar melhores programas, como a gestão participativa, às crianças que são atendidas nesta instituição. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Empregados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Título: dc.title | Gestão participativa : um novo olhar para a gestão educacional de alunos da série inicial | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: