
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Marta Chaves, 1990- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Autor(es): dc.creator | Kutzke, André Luis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60425 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60425 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marta Chaves Vasconcelos. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo :O acolhimento institucional previsto pela Lei Federal n° 12010/2009, visa à garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes que se encontram com seus vínculos familiares rompidos em função da negligência ou violência praticada por seus pais ou responsáveis legais. Diante disso, fica o Poder Judiciário e os Conselhos Tutelares responsáveis por adotarem medidas protetivas que visem assegurar o reestabelecimento dos direitos violados. Uma das medidas previstas a serem adotadas é a de acolhimento institucional da criança ou adolescente quando esta se encontrar sob-risco comprovado que atente a sua integridade física e/ou emocional. O acolhimento institucional em unidade de acolhimento visa à garantia do bem estar da criança ou adolescente vitimizado, possibilitando por meio de atividades sociais inclusivas a reinserção de modo saudável das mesmas no contexto social do qual fazem parte. Surge como proposta inclusiva o apadrinhamento afetivo, que possibilita ao acolhido a convivência com pessoas interessadas no seu bem estar e em sua inclusão social dentro de um contexto familiar saudável onde a criança ou adolescente possa se desenvolver adequadamente. Este estudo busca propor ações voltadas ao processo de preparação das crianças e adolescentes acolhidas na Unidade de Acolhimento Institucional Casa do Piá 1, para o projeto de apadrinhamento afetivo desenvolvido pela ONG Recriar de Curitiba/PR. Para alcançar tal objetivo 12 crianças e/ou adolescentes foram entrevistados, por meio de um questionário composto por 05 questões, destaca-se que os questionários foram aplicados com supervisão de educadores sociais, que orientaram quando necessário os acolhidos no preenchimento. A aplicação dos questionários ocorreu entre os dias 07 e 11 de Janeiro de 2019. O objetivo foi de identificar até que ponto as crianças e adolescentes acolhidas na Casa do Piá 1 têm conhecimento a cerca do projeto e sua proposta de inclusão social e afetiva. O apadrinhamento é uma importante ferramenta de inclusão social de crianças e adolescentes que se encontram em medida protetiva de acolhimento institucional, porém, para que alcance seus objetivos de modo concreto se fazem necessários ajustes no processo de preparação dos envolvidos, pois assim como os padrinhos afetivos são preparados, recebendo orientações, acompanhamento e obrigatoriamente têm que passar por cursos e oficinas ofertadas pela ONG Recriar, é importante que os acolhidos recebam iguais preparo e acompanhamento resultando assim na possibilidade de um maior sucesso maior do projeto dentro de seus objetivos fundamentais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizaçoes nao-governamentais - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Maus-tratos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência a menores | - |
| Título: dc.title | O apadrinhamento afetivo promovido pela ONG Recriar junto aos acolhidos na Casa do Piá 1 e as dificuldades de sua manutenção | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: