Retratos infames : personagens representados pictoricamente por Raul Cruz na década de 1980 em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Artur, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorMalinski, André Americano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:00:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:00:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60417-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Artur Correia de Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 27/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.327-342-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Raul Cruz (1957-1993) foi um influente artista que atuou em Curitiba, nas linguagens visuais e cênicas, em meio ao contexto de transformações socioculturais do período de redemocratização brasileira, na década de 1980. Com temperamento alegre, postura inquieta e engajada nas questões humanas/sociais, Raul era aberto sobre sua orientação homossexual e, posteriormente, sua soropositividade, a qual causaria sua morte. Sua expressiva produção ainda é pouco estudada pela historiografia da arte, sobretudo no que tange às pinturas de retrato, as quais demonstram condensar o que seria a principal característica da poética de Cruz: os dramas humanos, representados por meio de personagens com históricos obscuros. Assim, este estudo tem o propósito de elaborar uma abordagem a respeito dessa produção retratística, tomando como questão central: o que estaria por trás desses quadros produzidos por Raul Cruz, aqui nomeados de retratos infames? À vista disso, objetiva-se: conduzir uma observação da trajetória de experimentações percorrida por Raul Cruz para chegar à sua peculiar forma representacional de figuras humanas; elaborar um exame da maneira retratística desenvolvida por ele, bem como delinear análises aprofundadas sobre o que se pode perceber na produção de retratos do artista; investigar os principais objetos deste estudo - suas versões pictóricas dos controversos personagens, Pierre Rivière e Maria Bueno, ambos envoltos em intrincadas narrativas atreladas a mortes criminosas com motivações passionais. Com este intuito, além dos referidos retratos, outras obras produzidas por Raul Cruz são analisadas, com amparo em declarações, textos críticos e publicações em diversos tipos de documentos. Para tanto, adotam-se duas chaves de leituras teóricometodológicas conjugadas pela postura humanizada dos autores. De uma parte, ampara-se em teorias ligadas à antropologia da imagem, elaboradas por Hans Belting, e associadas à proposta de abordagem sobre pinturas pela via psicológica engendrada por Richard Wollheim. De outra parte, adota-se o termo "infame" a partir da conceituação desenvolvida por Michel Foucault, somada à produção deste autor a respeito de indivíduos fora da normatividade estabelecida. Sobretudo no dossiê esmiuçando o caso Pierre Rivière organizado pelo filósofo francês, que teria inspirado Raul Cruz. Então, discorre-se quanto aos possíveis desdobramentos interpretativos desses quadros inseridos na conjuntura da década de 1980, e pondera-se quanto à sensível potência provocativa dessas pinturas, capazes de despertar olhares empáticos para com os personagens infames retratados. Palavras-chave: Raul Cruz; personagens infames; retratística; artes visuais; década de 1980.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. Raul Cruz (1957-1993) was an influential artist who worked in Curitiba embracing visual and theatrical art languages, amidst the context of sociocultural transformations of the Brazilian redemocratization period in the 1980s. With a cheerful temperament, a restless and engaged posture in the human's and social's matters, Raul was open about his homosexual orientation and, later, his seropositivity, which would cause his death. His expressive production is still shortly studied by the art historiography, especially concerning his portrait paintings, which demonstrate to condense what would be the main characteristic of Cruz's poetics: human dramas, represented by characters with obscure histories. Thus, this study has the purpose to elaborate an approach regarding this portraiture production, taking as central question: what would be behind these paintings produced by Raul Cruz, here named as infamous portraits? Therefore, the objectives are: to conduct an observation of the experimentations trajectory made by Raul Cruz to reach his peculiar representational form of human figures; to elaborate an examination of the portraiture manner developed by him, as well as to delineate in-depth analysis about what can be perceived in the production of the artist's portraits; to investigate the main objects of this study - his pictorial versions of the controversial characters Pierre Rivière and Maria Bueno, both wrapped in intricate narratives linked to criminal deaths with passionate motives. For this purpose, in addition to these portraits, other works produced by Raul Cruz are analysed, considering statements, critical texts and publications in various types of documents. Therefore, two keys of theoretical and methodological readings are adopted, conjugated by the author's humanized postures. On the one hand, this study is based on theories linked to the anthropology of images, elaborated by Hans Belting, and associated with the psychological approach for viewing paintings proposed by Richard Wollheim. On the other hand, the term "infamous" is adopted from the conceptualization developed by Michel Foucault, added to this author's works about the individuals placed outside the established "normativity". Including, above all, the Rivière case's dossier organized by the french philosopher, which would have inspired Raul Cruz. Then, the possible unfolded interpretations of these pictures inserted in the 1980s conjuncture is discussed, as well as it is pondered around the sensitive provocative power of these paintings, capable of encouraging empathic glances towards the infamous characters portrayed. Key words: Raul Cruz; infamous characters; portraiture; visual arts; 1980s.-
Formato: dc.format384 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCruz, Raul, 1957-1993-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia - Retratos-
Título: dc.titleRetratos infames : personagens representados pictoricamente por Raul Cruz na década de 1980 em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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