História das mulheres, gênero e educação : reflexões sobre o ensino de história no Brasil (1998-2015)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBellotti, Karina Kosicki, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorWaszak, Aline Isabel, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60398-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Professora Doutora Karina Kosicki Bellotti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa procura analisar e discutir as aproximações existentes entre o ensino de História e as relações de gênero; bem como demonstrar e debater algumas experiências em sala de aula realizadas neste sentido. Tendo sido originado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) através do projeto Repensando Culturas e Identidades Culturais no Ensino de História, este trabalho contempla parte das atividades e reflexões que foram realizadas ao longo da bolsa de docência. O conceito de gênero utilizado nesta pesquisa foi forjado pela historiadora Joan Scott; tendo sido elaborado através do desenvolvimento do campo historiográfico da História das Mulheres. Buscamos compreender como o ensino de História vem sido compreendido no Brasil, bem como observar se há inserções do tema gênero nas escolas. Para isto analisamos alguns documentos oficiais, como o PCN(1998), as DCE-PR (2008), a apostila do MEC do Projeto Gênero e Diversidade na Escola (2009) e as Diretrizes de Gênero e Diversidade Sexual da SEED-PR (2010). Também incluímos para análise duas propostas pedagógicas realizadas nas escolas pelo PIBID-História que contemplam as discussões de gênero. Palavras-chave: Gênero; Ensino de História; PIBID.-
Formato: dc.format85 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - História-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Emprego-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Título: dc.titleHistória das mulheres, gênero e educação : reflexões sobre o ensino de história no Brasil (1998-2015)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.