O cancioneiro do Conde Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354) : relações culturais e políticas no Portugal tardo-medieval

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Autor(es): dc.contributorGuimarães, Marcella Lopes, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorKawahara, Samuel, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60395-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Drª Marcella Lopes Guimarães-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este presente trabalho tem como objetivo analisar a obra de D. Pedro Afonso de Barcelos, conde português que viveu entre 1287-1354. Famoso por seu Livro de Linhagens, pela atribuição da Crónica de 1344 e por seu cancioneiro, em que trata de temas lírico-amorosos e de canções e poesias de escárnio e maldizer, possui uma obra que abrange cerca de 10 poemas preservados pelo tempo. Foi filho bastardo do rei de Portugal D. Dinis, também poeta notório. Esta monografia procura analisar, sobretudo, a lírica amorosa do conde, com um rápido cotejamento com a obra satírica. Analisamos as cantigas no contexto, procurando relações com outras poesias trovadorescas daquele tempo. Procurou-se fazer uma transcrição das poesias, escritas originalmente em galego-português, transcrevendo-as em português contemporâneo, omitidas no texto da monografia, mas utilizadas na compreensão das obras. O texto principal começa com a biografia de D. Pedro de Barcelos. Achamos por bem fazer uma incursão na formação de Portugal ainda na época romana, estabelecendo laços com a monarquia visigoda e a moderna monarquia portuguesa. Depois há uma descrição do nobre, tentando ressaltar a sua personalidade e sua atuação na monarquia da época. Através de livros de linhagem e de suas poesias procura-se estabelecer um "perfil" imagético deste nobre, suas características e aptidões pessoais. Segue-se então, para a análise dos poemas em si, dividida em duas partes, a lírica amorosa e a poesia satírica. Na lírica amorosa foram utilizados todos os poemas preservados pelo tempo, e na satírica apenas dois, por serem mais representativos da obra de D. Pedro. Ressaltamos a fundamental contribuição da historiadora Adriana Mocelim, pesquisadora do NEMED e especialista na obra de nosso autor. As fontes primárias foram transcritas do site: www.cantigas.fcsh.unl.pt , importante e completa base de dados da poesia medieval galego-portuguesa. Palavras-chaves: Pedro Afonso de Barcelos, Trovadores, Cancioneiro Medieval.-
Formato: dc.format31 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrovadores-
Palavras-chave: dc.subjectPoemas em prosa-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia medieval-
Palavras-chave: dc.subjectCanções de trovadores-
Título: dc.titleO cancioneiro do Conde Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354) : relações culturais e políticas no Portugal tardo-medieval-
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