Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Silvana Regina Rossi Kissula, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde | - |
Autor(es): dc.creator | Breda, Bianca Semmer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60368 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Silvana Regina Rossi Kissula Souza | - |
Descrição: dc.description | Trabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Saúde, Modalidade à distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: A gestação é um período muito importante na vida da mulher, e nessa fase ocorrem diversas mudanças físicas além de alterações emocionais. Por esse motivo, o acompanhamento da equipe multiprofissional, com a participação do cirurgião dentista, é de extrema importância durante a gravidez. Objetivo: Propor um plano de ação para promover a participação de gestantes na consulta odontológica durante o pré-natal em uma Unidade de Saúde do Município de Piraquara-Paraná. Método: O projeto de intervenção será implantado com ações educativas (coletivas e individuais), processo de monitoramento das gestantes faltosas e capacitação dos profissionais de saúde da equipe multiprofissional. Resultados: Espera-se um aumento da frequência da gestante a consulta odontológica durante pré-natal, fortalecimento da atuação da equipe multidisciplinar além da capacitação dos profissionais para melhora do serviço prestado. Conclusão: O acompanhamento do pré-natal é considerado como um atendimento multidisciplinar e o atendimento odontológico da paciente deve preconizar a manutenção da integridade da higiene e saúde bucal da mãe e futuramente do bebê. Através de estratégias para reduzir o absenteísmo na consulta odontológica, é possível favorecer a educação em saúde para o público alvo e desmistificar crenças populares contrárias ao atendimento durante a gestação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde bucal | - |
Título: dc.title | Consulta odontológica durante o pré-natal : plano de ação para promover a participação da gestante | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: