Desafios e oportunidades na implantação de um serviço de gestão de alta em um hospital público de ensino

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Autor(es): dc.contributorSade, Priscila Meyenberg Cunha-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Autor(es): dc.creatorAlvim, Sirleide Pereira Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:10:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:10:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60336-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Priscila Cunha Sade-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com o envelhecimento da população e aumento gradativo da expectativa de vida, inclusive no Brasil, que já ultrapassa os 75 anos, o consequente aumento do número de pacientes crônicos e a falta de capacidade dos serviços de atenção à saúde em diferentes níveis são motivos que exemplificam a necessidade dos hospitais em adotar estratégias que possibilitem o encaminhamento precoce e seguro dos pacientes para garantir a continuidade do sistema e atendimento integral das demandas de saúde da população. Dentro deste contexto e com vistas à implantação de estratégias que aumentem a eficácia dos hospitais, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) realizou durante o ano de 2018 a implantação do serviço de gestão de altas para manejar pacientes dentro da malha de atenção por meio de uma equipe de enfermeiros que articulam as necessidades dos pacientes dentro deste sistema, garantindo a continuidade do cuidado em ambiente extra-hospitalar. Objetivo: propor a qualificação do atendimento ao paciente durante a transição do cuidado para a continuidade da assistência nos diferentes níveis de atenção. Método: aplicação de metodologia indutiva com observação dos resultados alcançados com as estratégias elencadas para aplicação durante os processos de trabalho na implantação do serviço de gestão de alta. Resultado: auxiliar e garantir a melhor forma de trocar informações com a atenção básica, facilitando o processo de contrarreferência dos pacientes atendidos pelo serviço e que devem continuar com os cuidados em âmbito domiciliar com acompanhamento pela atenção primária.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais universitarios-
Título: dc.titleDesafios e oportunidades na implantação de um serviço de gestão de alta em um hospital público de ensino-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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