Educação permanente na saúde : uma proposta de implementação de app mobile para consulta de procedimentos operacionais padrão em uma clinica escola de fisioterapia

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Luciana Schleder, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Autor(es): dc.creatorPereira, Welington José Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:50:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:50:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60321-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luciana Schleder Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa cientifica apresenta um projeto técnico no qual sugere a implementação de um aplicativo de celular para a plataforma android, contendo procedimentos operacionais para manuseamento e trabalhos com equipamentos eletroeletrônicos instalados em uma clínica escola de fisioterapia. O foco da pesquisa é a utilização desta tecnologia no processo de educação continuada na saúde. O objetivo geral da pesquisa é fornecer dados e informações para estudantes de fisioterapia como também profissionais de fisioterapia no manuseio de equipamentos específicos como forma de reduzir ou mitigar possíveis erros por imperícia. O método de pesquisa aplicado consiste na compilação de 3 métodos distintos que foram utilizados em cada fase da pesquisa. O primeiro método é um roteiro proposto por Santos e Dias (2017) para a construção e formatação de procedimentos operacionais para cada equipamento eletroeletrônico instalado na clinica. O segundo método é um roteiro proposto por Finizola et al (2014) para a elaboração de aplicativos mobile por meio da plataforma MIT APP inventor para celulares android devendo este aplicativo conter todos os procedimentos operacionais padrão. Já o terceiro método constitui em uma pesquisa qualitativa para avaliar a percepção dos usuários no que tange a funcionalidade, usabilidade, confiabilidade e eficiência do aplicativo, conforme o roteiro de pesquisa qualitativa sugerido por Tibes et al (2015). Os resultados obtidos após a implementação do app mobile e pesquisa qualitativa demonstram uma boa aceitação por parte dos usuários, tendo em vista que a média final de avaliação foi de 86%, outro resultado obtido é a criação de uma proposta de estrutura de educação continuada para estudantes e profissionais Fisioterapeutas, situação esta que segundo a Fisioterapeuta supervisora da clinica não ocorre atualmente. Por fim, esta proposta de procedimentos operacionais pode ser replicada em outros segmentos da saúde como, por exemplo, hospitais, clinicas odontológicas, unidades básicas de saúde, etc, ampliando consideravelmente o campo de atuação deste projeto técnico.-
Formato: dc.format52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapia-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde - Inovações tecnológicas - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Título: dc.titleEducação permanente na saúde : uma proposta de implementação de app mobile para consulta de procedimentos operacionais padrão em uma clinica escola de fisioterapia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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