Educação ambiental : análise de uma proposta interinstitucional de formação continuada de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR

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Autor(es): dc.contributorCampos, Marília Andrade Torales-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Andréa Macedônio de, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:22:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:22:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60284-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60284-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marília Andrade Torales Campos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.199-211-
Descrição: dc.descriptionResumo: A temática ambiental é hoje um assunto de interesse que permeia os debates sociais, os discursos políticos e as ações de diferentes setores e organizações comunitárias e sociais. O tema sempre adquire maior relevância em virtude das grandes catástrofes e problemáticas socioambientais que vêm assolando os povos e o planeta. A Educação Ambiental (EA) tornou-se uma ferramenta fundamental para a construção de alternativas para responder a tais questões e, no Brasil, por orientação de diferentes dispositivos legais, integrou-se à educação escolar como um tema transversal a ser tratado de maneira interdisciplinar nos currículos de todos os níveis de ensino. Diversos estudos (EFFTING, 2007; REIGOTA, 2010; LOUREIRO; COSSIO, 2007) vêm demonstrando que, apesar de realizarem diversas formações continuadas sobre o tema, os professores ainda apresentam muitas dificuldades em efetivar a EA nas escolas, por questões que vão desde fragilidades em sua formação inicial até a insuficiência das formações continuadas em que participam. Em 2017, no município de Curitiba, Paraná, um curso de formação continuada em EA foi ofertado para professoras das Práticas de Educação Ambiental dos Centros de Educação Integral (CEIs) da rede pública de ensino municipal. Tomando esta experiência como objeto desta pesquisa, definiu-se como objetivo o esforço por compreender e correlacionar as interpretações construídas pelas professoras e formadoras sobre a experiência vivenciada nesse processo de formação continuada. Os dados foram obtidos por meio de duas fontes: entrevistas semi-estruturadas, realizadas com as professoras e as formadoras da formação continuada; e análise de documentos, como o Projeto de Extensão que deu origem à formação, proposto pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade Federal do Paraná, e os Relatos de Atividade elaborados pelas professoras participantes como atividade final da formação. A análise dos dados foi feita com base nos princípios da hermenêutica (GADAMER, 1997) e os resultados demonstram, principalmente, que: a formação teve como objetivo fornecer subsídios teóricos para que as professoras tivessem embasamento para desenvolverem suas práticas; apesar disso, as professoras ainda demandam que as formações tenham um maior direcionamento para a prática docente e demonstram não compreender de que forma o aprofundamento teórico pode lhes ajudar nesse sentido; todas as participantes consideram que palestras expositivas não são a melhor opção para formações continuadas, que deveriam priorizar metodologias ativas e estudos teóricos aliados à prática; as professoras não demonstraram iniciativa em buscar a bibliografia sugerida pelas formadoras e afirmaram terem pouco tempo para estudar sobre a EA; para as formadoras, seria necessário investir esforços na elaboração de materiais sobre EA direcionados à prática docente. A formação cumpriu com o seu objetivo de oferecer maior suporte teórico para as professoras. Apesar de ter sido válido para as professoras em termos de contribuição teórica, ela não atendeu às expectativas delas em receber mais sugestões e orientações para as práticas de sala de aula, pois as participantes demonstraram não saber como transformar essa teoria ofertada em atividades concretas para as crianças. Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de professores; Formação continuada.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The environmental theme is nowadays a topic of interest that permeates social debates, political discourses and actions of different sectors and communities and social organizations. The theme always becomes more relevant due to the great catastrophes and socio-environmental problems that have been plaguing the peoples and the planet. Environmental Education (EE) has become a fundamental tool for the construction of alternatives to respond to such questions and, in Brazil, guided by different legal provisions, has been integrated into school education as a crosscutting theme to be treated in an interdisciplinary way at all levels of education. Several studies (EFFTING, 2007; LOUREIRO; COSSIO, 2007) have shown that, despite several ongoing training sessions, teachers still have many difficulties in implementing EE in schools, from issues ranging from weaknesses in their initial formation until the insufficiency of the professional development trainings in which they participate. In 2017, in the city of Curitiba, Paraná, a professional development training in EE was offered to teachers of the Environmental Education Practices of the Integral Education Centers (IECs) of the public school system. Taking this experience as the object of this research, the objective was to understand and correlate the interpretations built by the teachers and trainers on the experience lived in this process of professional development. The data were obtained through two sources: semi-structured interviews, carried out with the teachers and the trainers of the professional development training; and document analysis, such as the Extension Project that gave rise to the training, proposed by the Municipal Department of Education in partnership with the Federal University of Paraná, and the Reports of Activity prepared by the participating teachers as the final activity of the training. The data analysis was based on the principles of hermeneutics (GADAMER, 1997) and the results show, mainly, that: the training had as objective to provide theoretical subsidies so that the teachers had the basis to develop their practices; despite this, the teachers still demand that the trainings have a greater orientation to the teaching practice and demonstrate not to understand in what way the theoretical deepening can help them in this sense; all participants consider that expository lectures are not the best option for professional development trainings, which should prioritize active methodologies and theoretical studies allied to practice; the teachers did not demonstrate initiative in searching the bibliography suggested by the trainers and stated that they had little time to study about EE; for the trainers, it would be necessary to invest efforts in the elaboration of materials on EE directed to the teaching practice. The training reached its objective of offering more theoretical support to the teachers. Even though it was valid for the teachers in terms of theoretical contribution, it did not meet their expectations to receive more suggestions and guidelines for classroom practices, because the participants demonstrated not knowing how to transform this offered theory into concrete activities for the children. Keywords: Environmental Education; Teacher Training; Professional Development Training.-
Formato: dc.format219 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de escolas municipais - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada - Professores-
Título: dc.titleEducação ambiental : análise de uma proposta interinstitucional de formação continuada de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR-
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