O Protagonismo das mulheres na história : proposta metodológica para o ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoschilia, Roseli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carla Martins de, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60277-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Roseli Terezinha Boschilia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 14/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.96-101-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho faz uma abordagem da historiografia sobre as mulheres, bem como a importância do feminismo na reivindicação para que ocultamento das mulheres na história fosse superado. Neste contexto, a contribuição das abordagens utilizando a categoria de gênero foram importantes, inclusive com a vasta pesquisa nesta área no estado do Paraná. O trabalho procura fazer uma análise sobre a ausência das mulheres, também, no ensino de História, utilizando estudos sobre o ocultamento das mulheres nos livros didáticos. Apresenta como proposta metodológica, tema a ser estudado nas aulas de História, que dá destaque à participação das mulheres na Constituinte de 1985-1988, tendo como parâmetro a organização curricular do estado do Paraná. Tal proposta é direcionada à professores/as de História. Palavras-chaves: Ensino de História. Mulheres. Constituinte (1985-1988). Processo histórico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study takes and approach to historiography on women, as well as the importance of feminism in claming that the woman concealment in history be overcomes. In this connection, the contribution of approaches drawing on gender category were important, Including the huge research in this area I. The State of Parana. The paper decks to analyze the woman al sence, also, in history education, making use of studies about the women concealment in textbooks. Presented as methodological proposal four topics to be studied in History classes that highlight the participation of the women in for the 1985-1988 Constituent, having as a parameter the educational organization of Parana State. The proposal is addressed to History's professors. Keywords: History teaching. Women. Constituent (1985-1988). Historic process.-
Formato: dc.format101 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectHistória (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de historia - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - História-
Título: dc.titleO Protagonismo das mulheres na história : proposta metodológica para o ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.