O projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Gláucia da Silva, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRoballo, Carlos Alberto Moreira, 1968--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:27:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:27:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60260-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra Glaucia da Silva Brito-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.84-89-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho teve como questão investigadora: de que forma o Projeto UCA contribuiu nas expectativas de inserir os professores na cultura digital, em uma escola do Paraná? A pesquisa foi realizada com professores da Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, em Cerro Azul/ PR a partir das expectativas criadas com a implantação do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e seu encerramento. O objetivo geral é Analisar as relações entre a implantação do projeto UCA em uma escola e a inserção dos professores na cultura digital. Os objetivos específicos são: Investigar quais foram as contribuições do Projeto UCA diante das expectativas dos professores da Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, em Cerro Azul/PR; Investigar quais foram as contribuições do Projeto UCA no que tange as expectativas para o uso do computador nas atividades diárias e; Investigar as mudanças de comportamento dos professores, em relação ao uso da tecnologia, que possa caracterizá-los inseridos em uma cultura digital. A abordagem metodológica foi qualitativa com dois momentos distintos: análise de um questionário aplicado em 2011 pela equipe de avaliação da UFPR aos professores da Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, quando da implantação do Projeto UCA no estado do Paraná e, em seguida a aplicação de um outro questionário, em 2015, com o objetivo de averiguar se as expectativas criadas com a implantação do Projeto foram atendidas e se os professores se percebem inseridos na cultura digital. Como resultado podemos indicar que os professores da escola se percebem inseridos na cultura digital e apontaram suas expectativas e nos apresentaram suas percepções quanto ao uso da tecnologia na sala de aula no que diz respeito ao fato de que estar inserido na cultura digital é se reconhecer em uma cultura de possibilidades em que as tecnologias estão convergindo e possibilitando inúmeras formas de se organizar as informações e produzir novos conhecimentos, tomando o leitor muito mais autônomo e cada vez mais um autor. Deste modo, pode-se afirmar que o Projeto UCA contribuiu levando a cultura digital à Escola Estadual Augusto Antonio da Paixão, em Cerro Azul/PR. Palavras-chave: Cultura Digital. Tecnologias na Educação. Projeto UCA.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study was investigator question : how the UCA Project contributed expectations entering the teachers in digital culture , in a school of Parana ? The survey was conducted with teachers from State School Augusto Antonio da Paixão, in Cerro Azul / PR from the expectations created with the implementation of Project One Computer per Student - UCA and its closure. The overall objective is to analyze the relationship between the implementation of the UCA project at a school and the inclusion of teachers in digital culture. The specific objectives are : To investigate what were the contributions of the UCA Project on the expectations of teachers of the State School Augusto Antonio da Paixão, in Cerro Azul / PR ; Investigate what were the contributions of the UCA Project regarding expectations for computer use in daily activities and ; Investigate teachers' behavior change in relation to the use of technology that can characterize them inserted in a digital culture. The methodological approach was qualitative with two distinct phases : analysis of a questionnaire administered in 2011 by the evaluation team UFPR teachers of the State School Augusto Antonio da Paixão, when the implementation of the UCA Project in the state of Paraná , and then applying another questionnaire in 2015, in order to ascertain whether the expectations created with the implementation of the Project have been met and whether teachers perceive themselves inserted in the digital culture. As a result we can indicate that school teachers perceive themselves inserted into the digital culture and pointed their expectations and presented their perceptions regarding the use of technology in the classroom with regard to the fact that being inserted into the digital culture is to recognize in a culture of possibilities where technologies are converging and enabling numerous ways to organize information and produce new knowledge , making the reader much more autonomous and increasingly an author. Thus, it can be said that the UCA Project helped taking digital culture to the State School Augusto Antonio da Paixão, in Cerro Azul / PR . Keywords: Digital Culture. Technologies in Education . UCA Project.-
Formato: dc.format98 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO projeto Um Computador por Aluno : expectativas de uma escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.