A permanência de referenciais da abordagem comunicativa nos livros de espanhol do PNLD

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPicanço, Deise Cristina de Lima, 1969--
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMarques, Bruna Elisa, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:04:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:04:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60259-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Deise C. de Lima Picanço-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Tânia Braga Garcia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/11/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.101-106-
Descrição: dc.descriptionResumo: O espanhol como língua estrangeira, nas últimas décadas, tem sido tratado como recurso econômico. Nesse contexto, os livros didáticos ocupam um importante espaço na promoção da aprendizagem da língua. A maioria dos livros adotados para o ensino de espanhol no Brasil está formulada de acordo com as diretrizes do Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas, documento criado em um contexto específico de consolidação da União Europeia, e que se configura a partir das concepções da abordagem comunicativa para o ensino de línguas estrangeiras. No entanto, a recente inclusão dos livros de língua estrangeira no Programa Nacional do Livro Didático produziu uma reconfiguração dos materiais destinados ao ensino de espanhol na educação básica pública. Para cumprir as exigências dos editais do programa, os livros devem atender à visão de ensino sociointeracionista proposta pelos documentos oficiais orientadores da educação nacional, distanciando-se, a priori, da proposta dos materiais regidos pela força centrípeta representada pela abordagem comunicativa. Tendo como base as teorizações dos autores do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem, a pesquisa tem como objeto de análise as duas coleções de livros didáticos de espanhol para o Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2015. Por meio da análise a partir da perspectiva enunciativa bakhtiniana dos livros didáticos e dos documentos orientadores do ensino de espanhol, buscou-se refletir sobre a permanência de referenciais comunicativos nas atividades de produção oral e escrita, tendo em vista que o ensino de língua estrangeira na escola básica tem objetivos distintos aos de cursos comunicativos de idiomas. A pesquisa mostra que, apesar de ter promovido importantes mudanças na configuração dos materiais destinados à especificidade da escola pública brasileira, a abordagem comunicativa se faz presente não só nos livros didáticos, como também, de maneira ambígua, nos documentos nacionais, o que gera propostas de atividades que não estão de acordo com a perspectiva sociointeracionista de ensino de línguas estrangeiras. Palavras-chave: Livro Didático. Metodologias de ensino de línguas estrangeiras. Espanhol como língua estrangeira.-
Descrição: dc.descriptionResumen: El español como lengua extranjera, en las últimas décadas, ha sido tratado como recurso económico. En este contexto, los libros de texto ocupan un espacio importante en la promoción del aprendizaje de la lengua. La mayoría de los libros adoptados para la enseñanza de español en Brasil se formulan de acuerdo con las directrices del Marco Europeo Común de Referencia para las Lenguas, un documento creado en el contexto específico de consolidación de la Unión Europea, y que se construye a partir de las concepciones del enfoque comunicativo para la enseñanza de lenguas extranjeras. Sin embargo, la reciente inclusión de los libros de texto de lenguas extranjeras en el Programa Nacional do Livro Didático ha producido una reconfiguración de los materiales destinados a la enseñanza de español en la educación básica brasileña. Para cumplir las exigencias del programa, los libros deben atender a la perspectiva sociointeraccional de enseñanza propuesta por los documentos oficiales orientadores de la educación nacional, distanciándose, a priori, de la propuesta de los materiales regidos por la fuerza centrípeta representada por el enfoque comunicativo. Con base en las teorizaciones de los autores del Círculo de Bajtín sobre el lenguaje, la investigación tiene como objeto de análisis las dos colecciones de libros de texto de español para la enseñanza media aprobadas por el PNLD 2015. Por medio del análisis a partir de la perspectiva enunciativa bajtiniana de los libros de texto y de los documentos orientadores de la enseñanza de español, se ha reflexionado sobre la permanencia de referenciales comunicativos en las actividades de producción oral y escrita, teniendo en cuenta que la enseñanza de lengua extranjera en la escuela básica tiene objetivos distintos a los de cursos comunicativos de idiomas. La investigación ha mostrado que, aunque haya promovido importantes cambios en la configuración de los materiales destinados a la especificidad de la escuela pública brasileña, el enfoque comunicativo está presente no solo en los libros didácticos, sino también, de una ambigua, en los documentos nacionales, lo que genera propuestas de actividades que no están de acuerdo con la perspectiva sociointeraccional de enseñanza de lenguas extranjeras. Palabras clave: Libro de texto. Metodologías de enseñanza de lenguas extranjeras. Español como lengua extranjera.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Spanish teaching as a foreign language in recent decades has been treated as an economic resource. In this context, textbooks occupy an important space in promoting language learning. Most adopted textbooks for Spanish teaching in Brazilian context are formulated in accordance with the guidelines of the Common European Framework of Reference for Languages, a document created in a specific context of European Union consolidation, and which is shaped by the conceptions of the communicative approach to the foreign language teaching. However, the recent inclusion of the modern foreign languages in the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático - PNLD) produced a reconfiguration of the materials intended for the Spanish teaching in public basic education. In order to fulfill the requirements of the Program, the books must follow the vision of sociointeractionist teaching proposed by the official documents that guide national education. Thus, they have distanced themselves, a priori, from the approach of most Spanish as a foreign language textbooks, which are guided by the 'centripetal force' represented by the communicative approach. In this context, based on Bakhtin's circle theory of language, the research analyses two collections of Spanish textbooks for high school approved by the PNLD 2015. Through analysis from the Bakhtin's enunciative perspective of the textbooks and guiding documents of Spanish teaching, the research reflects on the permanence of communicative references in oral and written production activities, considering that foreign language teaching in primary education has different objectives than those of communicative language courses. The research shows that, despite having promoted important changes in the configuration of the materials destined to the specificity of the Brazilian public school, the communicative approach is present not only in the textbooks but also, in an ambiguous way, in the national documents, which generates proposals of activities that are not in accordance with the socio-interactionist perspective of foreign language teaching. Keywords: Textbook. Methodologies for foreign language teaching. Spanish as a foreign language.-
Formato: dc.format106 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLingua espanhola - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectLingua espanhola - Livros didaticos-
Título: dc.titleA permanência de referenciais da abordagem comunicativa nos livros de espanhol do PNLD-
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