
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | De Carli, Eduardo, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Andreliza Cristina de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60209 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60209 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Eduardo de Carli | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O projeto de intervenção que ora se apresenta teve como objetivo analisar a existência de um processo de avaliação do sistema municipal de educação de Ponta Grossa-PR. Dessa análise é possível propor alternativas para auxiliar a gestão da educação municipal, desenvolvendo meios/mecanismos de formação das/dos profissionais da gestão educacional como possibilidade para potencializar o desenvolvimento das práticas educacionais. Este projeto justifica-se frente a necessidade de que gestores públicos municipais acompanhem o trabalho desenvolvido nas escolas municipais fazendo o correto uso dos resultados das avaliações. Contudo, não somente os gestores educacionais devem ter correta compreensão da avaliação, mas também a comunidade escolar, mais especificamente equipes de gestão pedagógicas escolares e corpo docente, frente à importância do papel que exerce no contexto educacional. Os objetivos específicos foram: a) compreender como é feita a gestão da educação no município; b) analisar como é o processo de avaliação educacional do município; c) identificar como os resultados são divulgados e trabalhados junto à comunidade escolar; d) propor metodologia de divulgação dos resultados das avaliações como possibilidade de formação continuada das/dos profissionais da educação. A abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como instrumentos de coleta de dados para análise do contexto da gestão da rede municipal de educação documentos e entrevistas. O trabalho está organizado em 7 partes, sendo elas: Introdução, com a justificativa, objetivos e metodologia; Seção 2 com uma reflexão sobre a Gestão Pública; Seção 3 com as contribuições da avaliação de sistemas para melhoria da gestão pública; Seção 4 que apresenta o marco situacional da gestão da rede municipal de educação do município de Ponta Grossa-PR; Seção 5 com o projeto de intervenção proposto. Por fim são tecidas as considerações finais. Foram propostas 6 ações neste projeto, sendo elas: capacitação da equipe gestora da SME quanto à avaliação educacional; proposição de um plano anual de formação pedagógica continuada para uso dos resultados das avaliações educacionais; sensibilização sobre a importância da avaliação educacional; formação continuada das equipes de gestão pedagógica das escolas por etapas da educação básica (educação infantil e ensino fundamental) para compreensão dos resultados das avalições; proposição de estratégias para melhoria dos processos educacionais, com base nos resultados das avaliações educacionais; avaliação do plano anual de formação pedagógica continuada para o uso dos resultados das avaliações educacionais. Espera-se que o projeto apresentado possa contribuir com a gestão da rede municipal de educação, capacitando as equipes de gestão educacional e das escolas para compreensão da importância da avaliação educacional em busca da qualidade da educação. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração municipal - Ponta Grossa (PR) | - |
| Título: dc.title | Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: