Eusébio de Cesareia e a formatação do cristianismo como base ideológica para o poder imperial no século IV

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Autor(es): dc.contributorFrighetto, Renan, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorCaprino, Andréia Rosin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60194-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60194-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Renan Frighetto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Flávio Valério Constantino (306-337) estava inserido em um espaço em que o sustentáculo ideológico do poder estava em transformação, devido não apenas às reestruturações político-institucionais do mundo romano como também às diversas ideias que coexistiam e influenciavam o seu governo. Elementos pagãos, neoplatônicos e cristãos, entre outros, interagiam na esfera intelectual romana através da produção de obras e diálogos entre autores de diversas espacialidades, que eram direta ou indiretamente vinculados ao poder imperial. Eusébio de Cesareia (260/65-339/40), bispo cristão desta cidade desde aproximadamente o ano de 313 até a sua morte, foi um prolífico escritor que abordou temas de Apologética, Exegética, Dogmática e História, e tornou-se principalmente conhecido por ter iniciado dois gêneros narrativos: a Crônica cristã e a História da Igreja. Sua importância reside na posição que ocupava como um dirigente político-religioso, participando de concílios e eventos imperiais, e na alta erudição que possuía, refletida nas obras que redigiu - a partir de leituras realizadas e do contato com outros intelectuais. Debruçamo-nos neste trabalho especialmente à História Eclesiástica, narrativa eusebiana que se inicia com a vinda de Jesus Cristo como homem ao mundo e estende-se até a derrota de Licínio por Constantino, em 324. A obra apresenta questões como a sucessão de bispos, a relação entre pagãos e judeus, as perseguições aos cristãos e as heresias. Além disso, nos proporciona a observação de uma nova maneira de se fazer história, mas que não rompe com a tradição helenística, dada a própria ambientação e raízes intelectuais da região de Cesareia. Almejamos analisar de que maneira Eusébio elabora uma narrativa a respeito da instituição imperial romana e do poder de Constantino, ao mesmo tempo em que busca a afirmação da religião cristã, de caráter local e universal. Temos por intuito, portanto, observar e explicar como foram construídos argumentos na História Eclesiástica apontando para a legitimação do poder imperial romano, em um momento da Antiguidade Tardia de instabilidade e desestruturação política, no qual tanto pagãos quanto cristãos esforçavam-se para fundamentar tal poder. Palavras-chave: Antiguidade Tardia; Legitimação do poder imperial, cristianismo tardo-antigo.-
Formato: dc.format50 f. : il. color., mapas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEusebio, de Cesareia, Bispo de Cesareia, ca. 260-ca. 340-
Palavras-chave: dc.subjectCristianismo-
Palavras-chave: dc.subjectPoder (Ciências sociais)-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria eclesiastica-
Título: dc.titleEusébio de Cesareia e a formatação do cristianismo como base ideológica para o poder imperial no século IV-
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