A qualidade das experiências e a sustentabilidade nas praças turísticas de Curitiba e Ilhéus

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Autor(es): dc.contributorGândara, José Manoel Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Saulo Rondinelli Xavier da, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:21:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:21:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60163-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 18/09/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.192-203-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa teve o objetivo compreender a percepção dos turistas sobre a qualidade das experiências e a sustentabilidade nas praças turísticas de Curitiba (PR) e Ilhéus (BA). A partir de pesquisa teórica, o estudo se desenvolveu em discussões sobre praças, considerando suas significações e funções, tendo em vista o conceito de espaço turístico, no que se refere ao espaço público, a qualidade da experiência turística, a sustentabilidade, e novos instrumentos de gestão de destinos turísticos. A pesquisa define Praças Turísticas como sendo espaços públicos da cidade que se destacam por possuírem elementos patrimoniais (naturais e/ou culturais) representativos das sociedades, e que estabelecem um significado social e econômico para seus frequentadores, refletido nas experiências de moradores e visitantes. Essas experiências derivam da percepção do espaço pelo sujeito. Para desenvolver a análise da percepção dos turistas sobre a qualidade das experiências, e a sustentabilidade nas praças turísticas de Curitiba e Ilhéus, reconhecemos, entre outros elementos, a percepção e a representação do espaço e de seus patrimônios pelos visitantes. Mediante análise das experiências de visitantes e frequentadores sobre as praças, registradas em fotografias e depoimentos veiculados em plataforma de reputação online, o website TripAdvisor. A pesquisa, do tipo qualitativa/interpretativa, foi aplicada selecionando praças de Curitiba e de Ilhéus, e a seleção das fotografias correspondeu a uma categorização baseada nas significações das praças, e a partir da análise da qualidade da experiência, contida nas avaliações (fotografias e depoimentos). Os resultados relacionam as experiências de visitantes nas praças selecionadas, partindo das imagens fotográficas e dos comentários, com base no referencial teórico, possibilitando analisar a qualidade das experiências e da sustentabilidade nas praças estudadas. As análises sobre a percepção dos turistas sobre a qualidade das experiências e a sustentabilidade nas praças turísticas de Curitiba e Ilhéus demonstram uma eficácia do método, podendo ser aplicado em outras realidades. Sendo assim, o procedimento adotado pode contribuir para a gestão desses espaços, aprimorando o turismo e gerando desenvolvimento social e econômico às cidades. Palavras-chave: Praça. Espaço público turístico. Experiência turística. Sustentabilidade. Curitiba. Ilhéus.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research aimed to understand the perception of tourists about the quality of experiences and sustainability in the tourist squares of Curitiba (PR) and Ilhéus (BA). Based on theoretical research, the study was developed in discussions about squares, considering their significations and functions, considering the concept of tourist space, with regard to public space, quality of tourism experience, sustainability, and new instruments management of tourist destinations. The research defines Tourist Squares as being public spaces of the city that stand out because they possess patrimonial elements (natural and/or cultural) representative of the societies, and that establish a social and economic significance for its regulars, reflected in the experiences of residents and visitors. These experiences derive from the perception of space by the subject. In order to develop the analysis of the perception of the tourists about the quality of the experiences and the sustainability in the tourist squares of Curitiba and Ilhéus, we recognize, among other elements, the perception and the representation of the space and its patrimony by the visitors. By analyzing the experiences of visitors and regulars on the squares, recorded in photographs and comments posted on a reputed online platform, the TripAdvisor website. The qualitative/interpretive research was applied selecting Curitiba and Ilhéus squares, and the selection of the photographs corresponded to a categorization based on the significations of the squares, and from the analysis of the quality of the experience, contained in the evaluations (photographs and comments). The results relate the experiences of visitors in the selected squares, starting from the photographic images and the comments, based on the theoretical reference, allowing to analyze the quality of the experiences and the sustainability in the squares studied. The analysis of the perception of tourists on the quality of experiences and sustainability in the tourist squares of Curitiba and Ilhéus demonstrate an effectiveness of the method and can be applied in other realities. Therefore, the adopted procedure can contribute to the management of these spaces, improving tourism and generating social and economic development to cities. Keywords: Square. Public tourist squares. Tourist experience. Sustainability. Curitiba. Ilhéus.-
Formato: dc.format203 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Aspectos ambientais-
Título: dc.titleA qualidade das experiências e a sustentabilidade nas praças turísticas de Curitiba e Ilhéus-
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