Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Joucoski, Emerson, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Camila Prohmann, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:38:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:38:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60141 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Emerson Joucoski | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Ciências | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A presente Monografia relata as vivências e os aspectos psicossociais no contexto escolar e suas reflexões durante o Estágio Supervisionado de uma graduanda em Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná no Setor Litoral. O Estágio Supervisionado foi realizado no Colégio Estadual Gabriel de Lara, na cidade de Matinhos, entre 2015 a 2017. Durante os Estágios I e II o foco principal foi a observação e regência com turmas do sétimo ano. No Estágio Supervisionado III desenvolvi o projeto "contra o bullying e prevenção do suicídio", onde elaborei um grupo de conversa com alunos do oitavo e nono ano durante o contra turno, nesse período os estudantes tinham um espaço aberto para os diálogos e trocas de experiências. Os objetivos foram promover a comunicação e a interação de adolescentes de diversas salas, com a conscientização dos estudantes, e estruturar um ambiente seguro dentro da escola, onde pudessem ser debatidos inúmeros temas além do bullying e prevenção do suicídio, como gênero, sexualidade, machismo, racismo e discriminação social e outros temas da nossa atualidade. Durante o Estágio IV tive a experiência da docência compartilhada, dessa vez no período noturno do colégio, mas com o eixo central de educação ambiental, onde criamos uma horta vertical sustentável na escola. | - |
Formato: dc.format | 44 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying - Crianças e adolescentes | - |
Título: dc.title | Vivências de uma licencianda e os aspectos psicossociais no contexto escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: