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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Singh, Ananda Silva, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Fábia Nátali Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:12:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:12:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60140 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ananda Silva Singh | - |
Descrição: dc.description | Projeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’, embora não utilizados frequentemente no ambiente escolar, são associados ao planejamento pedagógico e de grande valia acerca de todo o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino. No entanto, tais organizações enfrentam diversos desafios para efetivamente implementar a gestão democrática, como por exemplo, a falta de integração e da inexistência de debates frequentes objetivando ouvir e analisar as opiniões individuais, pontos de vistas, ideias e sugestões. E neste contexto que o presente trabalho se insere, uma vez que visa analisar principalmente a gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná, levando em considerações as percepções dos stakeholders internos da mesma. Partindo de uma abordagem predominantemente qualitativa, elaborou-se questões aos participantes da pesquisa, de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias, referentes ao cenário atual da gestão da escola analisado. Os resultados evidenciaram que os atores envolvidos possuem uma noção clara do que é a gestão participativa, acreditando que tal instrumento está presente na organização citada, porém de uma maneira tanto confusa, apontando que a mesma não leva em conta seu princípio, que é de envolver todos os participantes de maneira efetiva, ouvindo seus argumentos. No entanto, para os stakeholders internos, fica claro que a gestão dá ao grupo um espirito de engajamento para que todos busquem a missão da escola. | - |
Formato: dc.format | 41 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Participação dos empregados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Título: dc.title | Análise da gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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