Análise da gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorSingh, Ananda Silva, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal-
Autor(es): dc.creatorVieira, Fábia Nátali Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:12:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:12:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60140-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ananda Silva Singh-
Descrição: dc.descriptionProjeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’, embora não utilizados frequentemente no ambiente escolar, são associados ao planejamento pedagógico e de grande valia acerca de todo o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino. No entanto, tais organizações enfrentam diversos desafios para efetivamente implementar a gestão democrática, como por exemplo, a falta de integração e da inexistência de debates frequentes objetivando ouvir e analisar as opiniões individuais, pontos de vistas, ideias e sugestões. E neste contexto que o presente trabalho se insere, uma vez que visa analisar principalmente a gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná, levando em considerações as percepções dos stakeholders internos da mesma. Partindo de uma abordagem predominantemente qualitativa, elaborou-se questões aos participantes da pesquisa, de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias, referentes ao cenário atual da gestão da escola analisado. Os resultados evidenciaram que os atores envolvidos possuem uma noção clara do que é a gestão participativa, acreditando que tal instrumento está presente na organização citada, porém de uma maneira tanto confusa, apontando que a mesma não leva em conta seu princípio, que é de envolver todos os participantes de maneira efetiva, ouvindo seus argumentos. No entanto, para os stakeholders internos, fica claro que a gestão dá ao grupo um espirito de engajamento para que todos busquem a missão da escola.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração - Participação dos empregados-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Título: dc.titleAnálise da gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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