
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bellotti, Karina Kosicki, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Harada, Noemia Yoko, 1957- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60135 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60135 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Karina Kosicki Bellotti | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo abordará a fotografia como objeto de análise, a partir da recuperação da memória de imigrantes japoneses, e dos processos de adaptação que envolveu sua integração e aculturação em solo brasileiro. O tema desta pesquisa é a imigração japonesa no Norte do Paraná, através da análise do acervo fotográfico das famílias Nakashima, Umebara e Ohara, no período de 1930 a 1960. O ano de 1930 marca o início da colonização japonesa no norte pioneiro, incentivados pela venda de terras da "Companhia de Terras do Norte do Paraná" em 1932. Já o ano de 1960 foi escolhido por, considerar que as cidades já estão bem desenvolvidas e que as famílias analisadas estão formando sua segunda geração de descendentes. O objetivo foi, através da fotografia, realizar uma retrospectiva da vida destas famílias, percebendo em suas relações sociais e pessoais, e em seus hábitos de vida, aspectos referentes à sua integração e formação de uma nova identidade nacional. Comparando o acervo das três famílias analisadas, percebe-se que o universo destes imigrantes se assemelha. É uma pequena amostra, mas foram importantes, pois revelaram aspectos semelhantes no seu cotidiano, nas manifestações culturais e principalmente, como ainda estão ligados aos costumes e hábitos de sua terra natal. Ao término desta pesquisa, constatou-se a importância da fotografia como uma eficiente fonte de pesquisa histórica, e constitui-se igualmente importante, assim como os textos e testemunhos orais. Para esta análise, a fotografia foi uma rica fonte de investigação e recuperação da memória deixada pelos imigrantes, e uma fonte aberta às novas indagações sobre o seu uso, e sobre a colonização japonesa no Brasil, que aqui não foram contempladas. Palavras-chave: fotografia, imigração japonesa, memória. | - |
| Formato: dc.format | 78 f. : il. retrs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia na historiografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia documentaria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Familia - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aculturação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Japão - Emigração e imigração - Brasil | - |
| Título: dc.title | Imigração japonesa na fotografia. Memória e sociabilidades | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: