Eugenia negativa no Brasil : Renato Kehl e suas Lições de Eugenia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBellotti, Karina Kosicki, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorSouza, Filipe Marcel Brito de, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60134-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dr.ª Karina Kosicki Bellotti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A eugenia foi um movimento científico e social que teve suas diretrizes desenvolvidas pelo britânico Francis Galton, na segunda metade do século XIX, e que foi posteriormente propagada em diversos países do mundo. Introduzida no Brasil, ao final da década de 1910, teve no país como seu principal cientista e propagandista o médico Renato Ferraz Kehl (1889 - 1974). A pesquisa visa o estudo da formulação de ideias acerca da eugenia no Brasil, a partir de uma análise da obra Lições de Eugenia, publicada em 1929, pelo eugenista em estudo. O foco principal será voltado para o fim da década de 1920, quando o autor passa a exibir concepções mais radicais, alinhadas ao conceito de 'eugenia negativa'. Este trabalho tem, então, o intento de trazer o histórico e os conceitos da eugenia de forma mais ampla, assim como analisar o processo de desenvolvimento e a institucionalização do movimento eugenista brasileiro, e o papel desempenhado por Renato Kehl. Pretende ainda trazer algumas questões ligadas ao momento de ruptura de Kehl com o pensamento eugênico suave, de matiz neo-lamarckista, para a adoção de uma concepção de cunho determinista biológico, ligado a genética mendeliana e a eugenia negativa. Por fim, pretende-se uma análise mais pontual de conceitos, práticas e políticas ligadas a eugenia negativa, tais como a regulação eugênica do casamento, esterilização, assim como questões acerca de raça, miscigenação e imigração que foram tratados pela obra em análise. Palavras-chave: Eugenia, Renato Kehl, Lições de Eugenia.-
Formato: dc.format45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEugenia-
Palavras-chave: dc.subjectHereditariedade humana-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectRaças-
Palavras-chave: dc.subjectMiscigenação-
Palavras-chave: dc.subjectKehl, Renato, 1889-1974-
Título: dc.titleEugenia negativa no Brasil : Renato Kehl e suas Lições de Eugenia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.