Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Singh, Ananda Silva, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Hinkeldei, Amanda Kathryn, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:28:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:28:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60124 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ananda Silva Singh | - |
Descrição: dc.description | Projeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A gestão democrática é uma política que vem rompendo com a condução autoritária e centralizadora em diversas instâncias e órgãos que ofertam serviços públicos. Tal política recente no país, pode ser considerada ainda em processo de implementação, pois, verifica-se um movimento nas instituições públicas em busca de promover a estrutura formal democrática, bem como, processos mais democráticos. O presente trabalho se propõe a analisar e refletir sobre o desenvolvimento da gestão democrática em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba e, propõe nesse contexto ferramentas comunicativas, a fim de ampliar o acesso a informações, bem como, contribuir para a participação da comunidade educacional na condução da instituição. Entende-se que as ferramentas comunicativas aliadas a processos e princípios democráticos como mecanismos significativos para a implementação da gestão democrática que podem não só possibilitar, mas, potencializar a participação da comunidade, podendo desta forma serem consideradas ferramentas de gestão democrática e participativa. | - |
Formato: dc.format | 48 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Participação dos empregados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Título: dc.title | Ferramentas de gestão democrática e participativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: