
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boschilia, Roseli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Angelita de, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60105 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60105 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Roseli Terezinha Boschilia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O movimento do Contestado foi uma das mais importantes revoltas sociais brasileiras. Ocorrido durante os anos de 1912 e 1916, este fenômeno social recebeu este nome por ter ocorrido numa região do interior catarinense disputada pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Identifica-se como um conflito entre caboclos residentes naquela região e as forças do exército nacional. E ainda hoje, 100 anos após o conflito, são cada vez mais recorrentes os estudos a respeito do movimento. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo refletir a respeito da representação do movimento do Contestado nos romances históricos construídos a seu respeito. Para tanto, foram usados como fontes três livros: Casa Verde(1962), de Noel Nascimento; Geração do Deserto(1964), de Guido Wilmar Sassi e O dragão vermelho(1998), de A. Sanford de vasconscellos. Para a análise, usamos como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de Chartier, que propõe a representação enquanto a intermediação entre o observador e um objeto inexistente. A escolha de tal objeto para a pesquisa se deu pela escassez de estudos dentro do campo da História tendo como fonte os romances históricos, que existem em grande número. Pretende-se assim buscar as semelhanças e diferenças existentes entre as obras estudadas, assim como a influência do meio em que os autores estavam inseridos quanto da escrita em suas obras. Dessa maneira, esse trabalho buscou a reflexão sobre as representações do movimento do Contestado, procurando uma visão diferenciada sobre os personagens do conflito. Palavras-chave: Contestado; romances; representação | - |
| Formato: dc.format | 67 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revoltas - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflito social - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Seculo XX - Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura e história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil - História - Campanha do Contestado, 1912-1916 | - |
| Título: dc.title | A representação a respeito do movimento do Contestado em romances históricos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: