Proposições da escola superior de guerra na reforma universitária de 1968 : alguns elementos

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Autor(es): dc.contributorMendonça, Joseli Maria Nunes, 1960--
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bruna Estevão Costa, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60103-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dr.ª Joseli Maria Nunes Mendonça-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora : Prof.ª Dr.ª Nadia G. Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho proposto tem por objetivo identificar se e como as propostas da Escola Superior de Guerra (ESG), sistematizadas em seu Manual Básico, estão representadas na Reforma Universitária de 1968, consubstanciada na Lei 5.540/68. A Reforma Universitária foi intensamente discutida ao longo dos anos de 1960, tanto por estudantes quanto por professores. A necessidade de tal renovação no âmbito da educação superior era sentida e necessária a todos do meio acadêmico. Entretanto, tal reforma foi gestada e finalizada em um contexto autoritário, no qual a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento orientava fortemente as políticas então estabelecidas. Compreende-se aqui a importância da ESG como polo teorizador da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, que regeu o cenário político no período da ditadura civil-militar, além de Instituição formadora da maioria dos militares governantes do país. A educação, no sentido de contribuidora para o desenvolvimento nacional, foi alvo de especial atenção da Doutrina, que procurou adequá-la aos seus preceitos, buscando a formação de mão-de-obra na intenção de impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do país, além da clara tentativa da despolitização das universidades, retirando seu papel de espaço de discussões e formadora de opiniões. Como fontes, foram utilizados Decretos-Leis do período que contemplam o tema, além dos dois principais documentos, O Manual Básico da ESG e a Lei 5.540/68. Palavras-chave: Reforma Universitária 1968; ESG; Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento.-
Formato: dc.format57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectReforma universitaria - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança nacional - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - Politica e governo - 1964-1985-
Título: dc.titleProposições da escola superior de guerra na reforma universitária de 1968 : alguns elementos-
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