
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Dennison de, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Tauscheck, Wagner, 1986- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60099 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60099 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dennison de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O sindicato dos Trabalhadores em Educação Púbica do Estado é hoje a maior entidade do sindicalismo no estado, com 65 mil filiados em todo o estado do Paraná. Tendo como seu veículo de comunicação o jornal 30 de agosto, instrumento fundado no ano de 1989 no contexto de reorganização da entidade e que já no seu título busca que os trabalhadores em educação nunca mais esqueçam a repressão do estado ao ato do dia de agosto de 1988. O objetivo dessa monografia foi estudar as disputas em torno na memória dessa manifestação e as reações com o contexto de reorganização do sindicalismo docente. Desta forma, podemos apontar a construção de diferentes formas de discurso que estão presentes no próprio periódico da entidade. Sendo essas formas inicialmente relacionadas às disputas de concepção sindical do contexto, as versões acabam por girar em torno da expressão "dia de luta e luto dos trabalhadores em educação", tendo sido, em alguns momentos, valorizada a memória do "nunca mais", se relacionado com o luto e outros momentos se relacionando mais a palavra luta e as campanha salários e políticas dos ano 90 e inicio dos ano 2000. Palavras chaves: 30 de agosto, memória e sindicalismo docente. | - |
| Formato: dc.format | 55 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Politica e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Salários, etc | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sindicatos - Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | O jornal 30 de agosto na construção da memória sindical dos professores do estado do Paraná : um ato no contexto de reorganização e mobilização docente (1978-1988) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: