Desastroso ou milagroso? O automóvel na cena urbana de Curitiba a partir da publicidade e das charges de A Bomba (1913)

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Autor(es): dc.contributorKaminski, Rosane, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorStadler, Naiara Batista Krachenski, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60092-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Rosane Kaminski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir de uma bibliografia sobre a modernização do Brasil e de Curitiba na época da Primeira República e também sobre a utilização das fontes visuais no trabalho historiográfico, desenvolve-se, nesta pesquisa, um estudo acerca das propagandas e das charges de automóveis publicadas na revista curitibana A Bomba, de 1913. Na publicidade, o automóvel é apresentado como um dos novos objetos da "modernidade" almejada à época, bem como signo de status social. Tais anúncios são confrontados às representações do automóvel em charges publicadas na mesma revista, considerando as opiniões críticas dos caricaturistas sobre a presença crescente desses novos artefatos que circulavam na cidade. A partir desse exercício de análise de fontes visuais é possível observar a presença de diferentes pontos de vista acerca da presença cada vez maior do automóvel na cidade de Curitiba. O confronto dos anúncios com as charges permite perceber que, apesar do ímpeto de modernização nas cidades brasileiras, o cotidiano das pessoas com os novos objetos da modernidade nem sempre correspondia à forma maravilhosa como queria a propaganda da época. Palavras-Chave: Publicidade; Charges; Modernidade.-
Formato: dc.format55 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectCaricaturas e desenhos humoristicos-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectVida urbana-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - Historia - Republica Velha, 1889-1930-
Título: dc.titleDesastroso ou milagroso? O automóvel na cena urbana de Curitiba a partir da publicidade e das charges de A Bomba (1913)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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