Contracultura norte-americana nos anos 1950 : notas sobre a proposta beat

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Autor(es): dc.contributorBellotti, Karina Kosicki, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorRabelo, Sérgio Luiz, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60090-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Karina Kosicki Bellotti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo inicial dessa pesquisa foi focar o contexto dos Estados Unidos da década de 1950, quando inicia-se o período de crescimento econômico conhecido como "os 30 gloriosos", sucedendo a Segunda Guerra Mundial. As partes mais favorecidas da sociedade estadunidense começam a estabelecer-se nos subúrbios das grandes cidades, bem como a consumir bens de consumo duráveis numa escala muito maior do que anteriormente. Nesse cenário há a emergência de movimentos de contestação, protagonizados pelos indivíduos que faziam parte das classes menos favorecidas que permaneceram nos grandes centros urbanos. Entre eles, podemos identificar o movimento conhecido como beat. Logo, a intenção foi analisar como, no livro de poesias Uivo, de Allen Ginsberg, no romance On the Road, de Jack Kerouac e na autobiografia O Primeiro Terço, de Neal Cassady, os integrantes desse movimento criaram representações idealizadas de si mesmos e de suas visões de mundo a partir do caráter autobiográfico de suas obras e, assim, construíram sua própria identidade. Em seguida, buscou-se um panorama político dessas obras, ou seja, o caráter de engajamento político intrínseco ao ato de escrever, mesmo que a organização política não se mostre aparente de forma convencional, por manifestação militante. Palavras-chave: Contracultura; Geração Beat; Literatura.-
Formato: dc.format48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Estados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Conduta-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectArtes e juventude-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura americana - Séc. XX-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos - História-
Título: dc.titleContracultura norte-americana nos anos 1950 : notas sobre a proposta beat-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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