
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bellotti, Karina Kosicki, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Schiffl, Camila Cristina Gazzola, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/60088 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60088 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Dra. Karina Kosicki Bellotti | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo discutir os processos da formação de uma maneira de "ser jovem" - ou de uma "identidade cultural jovem" - proposta pela religião católica (mais amplamente) e pela Renovação Carismática Católica (no Brasil), e resignificada pelos próprios jovens adeptos do movimento carismático, ao longo das duas últimas décadas do século XX e da primeira década do século XXI. A documentação utilizada para dar corpo à discussão conta com discursos voltados ao nicho jovem datados de 1985 a 2010 dos dois últimos pontífices em atividade, com duas apostilas de formação da Renovação Carismática destinadas à juventude e um conjunto de entrevistas realizadas em 2011 com membros jovens do movimento carismático da cidade de Curitiba/PR. Ao longo de três capítulos, discute-se de que maneira a Igreja Católica idealiza o "jovem católico", que papéis atribui à juventude na busca por visibilidade do catolicismo no mundo atual, que estratégias a Renovação Carismática adota para atrair e manter a juventude em seus mecanismos de funcionamento e como estas idealizações e estratégias permeiam o sentimento de "ser jovem" na mentalidade dos participantes. Palavras-chave: Identidade Cultural, Juventude, Renovação Carismática Católica | - |
| Formato: dc.format | 62 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Catolicismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens católicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Renovação Carismática Católica (Brasil) | - |
| Título: dc.title | A construção de identidades culturais da juventude católica no Brasil sob a perspectiva da RCC (1980-2011) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: