40 anos do Campeonato Brasileiro ou Torneio Rio – São Paulo

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Autor(es): dc.contributorRibeiro, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Thiago de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60086-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luiz Carlos Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O futebol brasileiro é composto por diversas dicotomias estruturais. O maior e mais importante campeonato, o Campeonato Brasileiro, vive em crise desde seu surgimento, em 1971. Ele foi utilizado de diversas maneiras, tanto pelo Estado quanto por empresas e pela TV, que também se configura como um empresa. Neste sentido, a pesquisa se fundamenta na análise dos discursos do jornalismo esportivo sobre a organização e estruturação desta competição, bem como a conquista do título pelos times paranaenses. O trabalho foi objetivado pelo fato de que historicamente dois estados brasileiros possuem hegemonia dentro desse campeonato: Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, os mais importantes clubes vivem com déficit financeiro e com problemas organizacionais, e em alguns casos surgem rebeliões de clubes lutando por maior competitividade e racionalização da organização do campeonato. Na tentativa de compreender o porquê dessa hegemonia e a influência que a TV, cada dia mais importante na renda dos clubes, estabelece dentre desse campo esportivo se faz necessário avaliar a distribuição de cotas televisivas. Desta forma, a pesquisa elucidou, que o campo futebolístico brasileiro se estrutura através da correlação e forças dos agentes envolvidos e na tentativa de manter a hegemonia através de uma lógica de mercado, gerada pela sociedade industrial e que impulsiona todas as esferas de nossas vidas. Palavras-chaves: futebol; hegemonia; competitividade-
Formato: dc.format65 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConfederação Brasileira de Futebol-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Brasil - História-
Palavras-chave: dc.subjectCultura de massa-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo esportivo-
Título: dc.title40 anos do Campeonato Brasileiro ou Torneio Rio – São Paulo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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