Proposta de transporte multimodal : caso de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorBernardinis, Márcia de Andrade Pereira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano-
Autor(es): dc.creatorPavelski, Luziane Machado, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:04:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:04:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60085-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Márcia de Andrade Pereira Bernardinis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 28/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.114-119-
Descrição: dc.descriptionResumo: A cidade de Curitiba, reconhecida como referência em transporte público devido ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), após usufruir de um sistema de transporte baseado em ônibus, apresenta um declínio do interesse dos usuários pelo transporte público. Esse problema é compartilhado por tantas outras cidades no Brasil e no mundo em razão da diminuição da qualidade de serviço, o que motiva a necessidade de produzir novas soluções que possam favorecer a mobilidade urbana. Essa pesquisa apresenta uma proposta para melhorar a mobilidade na cidade de Curitiba através de um enfoque multimodal. Assim, para sua realização foi necessário usar uma base de dados que englobam IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, URBS (Empresa de economia mista que gerencia o sistema de transporte da cidade de Curitiba), SETRAN - Superintendência Municipal de Trânsito de Curitiba, IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Tais informações tratam, por exemplo, da distribuição da população nos bairros da cidade, localização de áreas homogêneas de IVS (índice de vulnerabilidade social) e infraestrutura de transporte. A fim de possibilitar uma análise espacial dos dados foi utilizada a ferramenta SIG Transcad versão 4.5. Ainda com o uso do Transcad, foram apontadas as interseções entre os modais existentes usando raio de 300 metros, dentro dos parâmetros de acessibilidade. Dessa forma, combinando a informação das análises espaciais e medida de acessibilidade, foi possível apontar medidas e lugares adequados para abrigar pontos de interseção e transbordo multimodal, trabalhando uma potencialidade da mobilidade que Curitiba ainda não explorou. Após a análise foi elaborada a proposta, composta de quatro frentes principais. O tema das frentes, detalhadas nos resultados da presente pesquisa são: o centro; opção modal nos deslocamentos sentido centro; incentivo ao uso das ciclovias já estabelecidas e o melhor aproveitamento do sistema de transporte por ônibus já estabelecido. O conjunto das articulações visa essencialmente o favorecimento das condições de conexões modais. PALAVRAS CHAVE: multimodalidade, mobilidade sustentável, acessibilidade, transporte público.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The city of Curitiba is recognized as a reference in public transportation due to the BRT (Bus Rapid Transit) system, after using this option for so many years, now it starts to present a decline in the public interest in public transportation. This problem is shared by so many other cities in Brazil and in the world, because of the decrease in the service quality which it motivates the need to create new solutions that can improve urban mobility. This research presents a proposal to improve the mobility in the city of Curitiba through a multimodal approach. For this study was necessary to use a database that includes IPPUC - Urban Research and Planning Institute, URBS (Company that manages the Curitiba transportation system), SETRAN - Municipal Transit Authority of Curitiba, IBGE - Brazilian Institute of Geography and Statistics and IPEA - Institute of Applied Economic Research. These information are about, for example, the distribution of the population in the city's neighborhoods, the location of homogeneous areas of IVS (social vulnerability index) and transport infrastructure. In order to allow a spatial analysis of the data, it was used the Transcad SIG tool version 4.5. Awhile using the Transcad, the intersections between the existing modalities were identified using a radius of 300 meters, within the parameters of accessibility. Then, combining the information from the spatial analyzes and the accessibility measure, it was possible to identify adequate measures and places to house intersection points and multimodal transshipment, working a mobility potential that Curitiba has not explored yet. After the analysis was made the proposal, composed of four main articulations. The theme of the articulations detailed in the results of the present research are: the center, modal option in the displacements towards the center, incentive to the use of already established bicycle routes and the best utilization of the bus transportation system already established. The set of articulations aims essentially to favor the conditions of modal connections. KEY WORDS: multimodality, sustainable mobility, accessibility, public transport.-
Formato: dc.format119 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Urbano e Regional-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleProposta de transporte multimodal : caso de Curitiba-
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