O papel da percepção de risco em campanhas de marketing social na relação entre ilusão de controle e a disposição à prevenção da gravidez precoce

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemprebon, Elder, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorDameto, Flavia, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:35:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:35:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60084-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60084-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Elder Semprebon-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 11/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.80-88-
Descrição: dc.descriptionResumo: A percepção de risco é amplamente utilizada em cenários preventivos para promoção e redução de comportamentos. Além disso, é aplicada em políticas públicas e campanhas de marketing social com essa mesma finalidade. Junto a isso, campanhas de marketing social ligadas a prevenção da gravidez precoce normalmente mantem o foco em abordagens distintas que não abrangem fatores cognitivos. Por se tratarem de elementos inerentes ao ser humano, os vieses cognitivos são responsáveis por distorções da realidade que podem contribuir ou prejudicar a adoção de determinados comportamentos. Para tanto, a ilusão de controle trata-se de um viés no qual os indivíduos superestimam o controle que tem frente aos eventos. No entanto, esse mesmo viés pode ser positivo dependendo da situação. Com isso, este estudo visa verificar se o viés da ilusão de controle interfere na disposição a prevenção da gravidez precoce. Ainda assim, este estudo pretende verificar a interferência da percepção de risco, presente em campanhas de marketing social, na relação entre o viés da ilusão de controle e a disposição à prevenção da gravidez precoce. A fim de entender se a percepção de risco age como mecanismo transformador dessa relação. Para isso, realizou-se uma survey e um experimento 2 x 2 a fim de averiguar as hipóteses deste estudo. O estudo 1 buscou avaliar o efeito da ilusão de controle na disposição a prevenção da gravidez precoce. Com isso a hipótese de que adolescentes com alta (vs. baixa) ilusão de controle são mais (vs. menos) dispostas a se prevenir foi confirmada. O estudo 2 teve como objetivo mensurar a influência da percepção de risco na relação entre ilusão de controle e a disposição a prevenção da gravidez na adolescência Um experimento 2 x 2 procurou demonstrar que a percepção de risco impacta nessa relação. A percepção de risco só interfere na disposição a prevenção da gravidez precoce para as adolescentes com baixo viés. A segunda hipótese deste estudo, adolescentes com baixa (vs. alta) ilusão de controle são (vs. não são) impactadas pelo risco e aumentam (vs. não aumentam) sua disposição a prevenção da gravidez, foi comprovada parcialmente. Este estudo contribui com a teoria ao inserir a variável de ilusão de controle no contexto da prevenção da gravidez na adolescência. Além disso, demonstra que a percepção de risco interfere na relação proposta porém sua influência é válida apenas quando o viés da ilusão de controle é baixo. Dessa forma, evidencia-se que vieses cognitivos devem ser levados em consideração para o desenvolvimento de campanhas de marketing social. Palavras-chave: ilusão de controle; percepção de risco; prevenção da gravidez na adolescência; marketing social.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The risk perception is widely used in preventive scenarios to promotion and reduction of behaviors. Furthermore, it is applied in public politics and social marketing campaign with the same purpose. In addition, social marketing campaigns related to teenage pregnancy are focused in different variables that do not cover cognitive factors. The cognitive biases are responsible for distortions of reality that may contribute to or harm the adoption of certain behaviors, once they are inherent elements of the human being. Thus, the illusion of control is a bias in which individuals overestimate the control they have regarding to the events. However, this same bias can be positive depending on the situation. Therefore, this study aims to verify if the bias of the control illusion interferes in the willingness to prevent teenage pregnancy. Nevertheless, this study pretends to verify the interference of the risk perception in social marketing campaigns, in the relationship between the illusion bias and the willingness to prevent teenage pregnancy. In order to understand if the risk perception acts as a transforming mechanism of this relationship, a survey and a 2 x 2 experiment were carried out to ascertain the hypothesis of this study. The first study sought to evaluate the effect of the illusion of control in the willingness of the teenage pregnancy. Thus, the hypothesis that teenagers with high (vs. low) illusion of control are more (vs. less) willing to be prevented about the teenage pregnancy was confirmed. The second study aimed to measure the influence of risk perception in the relationship between the illusion of control and the prevention of teenage pregnancy. A 2 x 2 experiment sought to demonstrated that the risk perception affects this relationship. The perception of risk only interferes in the willingness of the prevention of teenage pregnancy for teenagers with low bias. The second hypothesis of this study, teenagers with low (vs. high) illusion of control are (vs. not) impacted by the risk and increase (vs. not increase) their willingness to prevent pregnancy, was partly proven. This study contributes to the theory by inserting the variable of the illusion of control in the context of teenage pregnancy prevention. In addition, it demonstrates that the risk of perception interferes in the proposed relationship, but its influence is valid only when the bias of the illusion of control is low. Thus, it is evident that cognitive biases must be considered for the development of social marketing campaigns. Keywords: illusion of control; risk perception; prevention of teenage pregnancy; social marketing.-
Formato: dc.format98 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing social-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectGravidez - Prevenção-
Palavras-chave: dc.subjectGravidez na adolescência-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção do risco-
Título: dc.titleO papel da percepção de risco em campanhas de marketing social na relação entre ilusão de controle e a disposição à prevenção da gravidez precoce-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.