Berlin ist super! : die darstellung deutschsprachiger stadte in daf-lehrwerken

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBohunovsky, Ruth, 1972--
Autor(es): dc.contributorAltmayer, Claus, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorSilva, Karina Herrera-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:31:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:31:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/60012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/60012-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ruth Bohunovsky-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Claus Altmayer-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 13/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 112-117-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em pesquisas brasileiras na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira, há uma crítica aos livros didáticos internacionais, segundo a qual esses livros didáticos transmitem uma apresentação exageradamente positiva dos países de língua alemã (Coracini 1999 / Uphoff 2009 / Andrade e Silva 2016). O objetivo desta dissertação é investigar um aspecto dessa crítica por meio de uma base teórico-metodológica dos Estudos Culturais (Kulturwissenschaft) da área de Alemão como Língua Estrangeira (Altmayer 2004). Segundo essa vertente teórica, o mundo não é simplesmente representado nos textos e imagens de um livro didático. Tudo o que se fala ou escreve é construído de maneira discursiva. De acordo com esse pressuposto, foi realizada uma análise de discurso temática baseada nos Estudos Culturais dos livros didáticos, cujo tema são as cidades de língua alemã. Procurou-se apontar qual fragmento da realidade das cidades de língua alemã é produzida discursivamente nos livros didáticos Menschen e Studio 21. Após essa análise, ficou visível, que há ainda hoje uma representação discursiva quase exclusivamente positiva das cidades de língua alemã nos livros analisados. Palavras-chave: análise discursiva temática - análise de livro didático - Estudos Culturais da área de Alemão como Língua Estrangeira - cidades de língua alemã.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In Brazilian researches in the area of teaching and learning of foreign languages, there is a critique on international textbooks, according to which these textbooks transmit an exaggeratedly positive representation of German-speaking countries (Coracini 1999 / Uphoff 2009 / Andrade e Silva 2016). The aim of this thesis is to investigate an aspect of this critique by means of a theoretical-methodological basis of the Cultural Studies (Kulturwissenschaft) in the area of German as Foreign Language (Altmayer 2004). According to this theory, the world is not simply represented in the texts and images of a textbook. Everything that is spoken or written is constructed in discourses. Taking this assumption into account, a thematic discourse analysis was carried out based on the Cultural Studies. The theme of the analysis are German-speaking cities. It was sought to point out which fragment of the German-speaking cities reality is produced discursively in the textbooks Menschen and Studio 21. After this analysis, it was visible that there is still an almost exclusively positive discursive representation of the German-speaking cities in the referred textbooks. Keywords: thematic discourse analysis - textbook analysis - Cultural Studies in the area of German as a Foreign Language - German-speaking cities.-
Descrição: dc.descriptionZUSAMMENFASSUNG: Es besteht in der brasilianischen Fremdsprachenforschung eine Kritik an internationalen Lehrwerken, nach der diese Lehrwerke eine zu positive Darstellung der deutschsprachigen Länder vermitteln (z. B. Coracini 1999 / Uphoff 2009 / Andrade e Silva 2016). Die vorliegende Arbeit hat sich als Ziel gesetzt, einen Aspekt dieser Kritik auf theoretische und methodologische Basis der Kulturwissenschaft zu untersuchen. Nach der Kulturwissenschaft im Fach DaF (z. B. Altmayer 2004) wird die Welt in den Texten und Bildern eines Lehrbuches nicht einfach dargestellt. Alles, von dem man spricht oder schreibt, wird diskursiv konstruiert. Basierend auf dieser Annahme wurde eine kulturwissenschaftliche thematische Diskursanalyse der Lehrwerke durchgeführt, deren Thema die deutschsprachigen Städten sind. Es wurde versucht, darauf hinzuweisen, welcher Realitätsausschnitt deutschsprachiger Städten in den Lehrwerken Menschen und Studio 21 diskursiv hergestellt wird. Die Analyse hat gezeigt, dass die positive diskursive Darstellung deutschsprachiger Städte in den analysierten Lehrwerken vorherrscht. Schlüsselwörter: thematische Diskursanalyse - Lehrwerkanalyse - Kulturwissenschaft - deutschsprachige Städte.-
Formato: dc.format117 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua alemã - Livros didaticos - Analise-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos interculturais-
Título: dc.titleBerlin ist super! : die darstellung deutschsprachiger stadte in daf-lehrwerken-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.