Auditoria interna : estudo de proposta para viabilizar a criação e implementação em uma empresa do comercio varejista de perfumaria e cosméticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sandra Rezende de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59944-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59944-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixe-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A auditoria tem sido muito importante para as organizações como um instrumento de controle administrativo que tem por objetivo fornecer análises e apreciações sobre os procedimentos e controles internos, informações contábeis e outros. A auditoria interna tem como objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, financeiras e operacionais da organização. Ela funciona como um órgão de assessoria a alta administração, contribuindo para que as normas políticas internas estejam sendo cumpridas adequadamente. O presente trabalho apresenta um estudo de caso m uma empresa do comércio varejista de perfumaria e cosméticos, tratada com o nome fictício de Cosmetic Natural Ltda., onde foi sugerida a implementação de um departamento de auditoria interna. Na revisão bibliográfica foi realizada uma abordagem geral do tema Auditoria, apresentando a história, conceitos, importância, tipos de auditoria, controle interno, e outros. Para o desenvolvimento do caso foi necessária um acompanhamento das operações na empresa, bem como a aplicação de um questionário para a avaliação dos procedimentos e controles internos. A realização desse procedimento teve por objetivo conhecer todos os processos do negócio e avaliar a necessidade e viabilidade de implementação da auditoria interna, apontando as melhorias e benefícios que esta irá proporcionar a organização. Conforme os resultados da avaliação e acompanhamento das atividades na empresa verificou-se que a criação e implementação de um departamento de auditoria interna na empresa Cosmetic e viável visto que a empresa tem por objetivo organizar sua estrutura interna melhorando seus procedimentos, controles internos e processos operacionais. Foram apresentadas a importância e função da auditoria interna para a empresa, e sugeridas etapas para a criação e implementação do departamento-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAuditoria interna-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos - Lojas-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas novas - Perfumes-
Título: dc.titleAuditoria interna : estudo de proposta para viabilizar a criação e implementação em uma empresa do comercio varejista de perfumaria e cosméticos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.