Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alexandre Luis Trovon de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Antonio Luiz Ribeiro de, 1969- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:18:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:18:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59882 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr Alexndre Luis Trovon de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/03/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.25 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma construção do conjunto de números reais por meio de decimais. Para isso, primeiro definimos o que se entende por decimais finitos e infinitos. A partir do conjunto de decimais finitos, mostramos que eles satisfazem as propriedades de um campo ordenado. A ordem é então estendida a decimais infinitos, permitindo verificar a existência do supremo. Dessa forma, também é possível estender as operações de soma e produto a decimais infinitas, revelando uma maneira de construir números reais por meio de expansões decimais. Já no 9º ano do ensino fundamental os alunos têm contato com números reais. Neste ciclo escolar não é possível entrar em aspectos mais profundos nas aulas. Por isso, acreditamos que a construção proposta poderia ser de interesse para o professor. Por meio dela, é possível propor atividades exploratórias, dentre outros aspectos, para lidar com números irracionais.. Palavras-chave: Corpos ordenados. Representação Decimal. Números Reais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this work is to present a construction of the set of real numbers by means of decimals. To do this firstly we define what is understood as finite and infinite decimals. Starting from the set of finite decimals we then show that they satisfy the properties of an ordered field. The order is then extended to infinite decimals allowing verifying the existence of supremum. Thus it is also possible to extend the operations of sum and product to infinite decimals, revealing a way to construct real numbers by means of decimal expansions. Already in the 9th year of school the students have contact with real numbers. In this school cycle it is not possible to enter in deeper aspects in the classes. So we believe that the proposed construction could be of interest to the teacher. By means of it, it is possible to propose exploring activities, among other aspects, to deal with irrational numbers. Keywords: Ordered fields. Decimal representation. Real numbers. | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numeros reais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos conjuntos | - |
Título: dc.title | Números reais e expansões decimais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: