
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Jane Mendes, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Bruna Ribas de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59875 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59875 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Jane Mendes Ferreira. | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A Síndrome de Burnout foi definida por Maslach e Jackson na década de 80 como um fenômeno psicossocial ligado à situação laboral que surge como estratégia defensiva contra a cronificação do estresse interpessoal, ela é composta por três dimensões, exaustão emocional, despersonalização, eficácia e realização profissional. Neste sentido, o objeto de estudo dessa pesquisa foi mapear e analisar as publicações brasileiras referente a Síndrome de Burnout, seus sintomas e enfrentamentos. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica no Spell, um repositório de artigos científicos na área de Administração que reúne publicações sobre o tema voltadas à área de gestão, sem período definido, de estudos que continham "Síndrome de Burnout" ou "Burnout". A contribuição deste artigo consiste em identificar os sintomas e os enfrentamentos levantados nas publicações como forma de conhecer e prevenir o avanço dessa síndrome que tem adoecido os trabalhadores. Por fim, o artigo encerra apontando a carência de estudos mais profundos sobre o tema e a importância de considerar que os conceitos e temas não podem se transportar de uma realidade a outra, pois os fenômenos sociais extraprofissionais devem ter suas próprias construções teóricas, como o uso dos pressupostos da Síndrome de Burnout em outros espaços relacionais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estresse ocupacional | - |
| Título: dc.title | Síndrome de Burnout no Brasil : os sintomas e enfrentamentos. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: