Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design

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Autor(es): dc.contributorUlbricht, Vania Ribas, 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorMazzarotto Filho, Marco André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:50:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:50:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59868-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59868-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 11/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.344-351-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ensino-aprendizagem de representação digital em cursos de design gráfico de universidades públicas brasileiras ocorre de forma isolada, pouco conectada e descontextualizada de outros conhecim entos e práticas do design. O problema dessa abordagem de ensino é que ela pode promover uma aprendizagem fragm entada, na qual o indivíduo pode ser muito bom para operar a ferramenta software, mas ter pouco conhecim ento e habilidade para aplicá-la de forma eficiente e estratégica na resolução de problemas de design. Apesar de professores e estudantes concordarem com a importância dessa contextualização, nenhum modelo de ensino-aprendizagem que promova a sua im plantação de forma efetiva foi encontrado na literatura ou durante a pesquisa e campo. Logo, o objetivo geral desta tese foi desenvolver um modelo de ensino-aprendizagem que auxilie a contextualização de conhecim entos em representação digital com os demais conhecim entos em design. Para isso, adotou como eixo central de condução da pesquisa o método da design science research, estruturado em quatro etapas: definição e análise do problema, desenvolvim ento do artefato, avaliação e aprendizagem. A primeira etapa foi voltada para um diagnóstico da atividade de ensino-aprendizagem de representação digital no contexto brasileiro, permitindo uma melhor com preensão do problema e a geração de requisitos para o novo modelo. Os dados para esse diagnóstico foram levantados por meio de revisões de literatura narrativa e sistem ática, pesquisa documental em planos de ensino, projetos pedagógicos de cursos e materiais didáticos e a entrevista com professores e estudantes. Para a análise dos dados e identificação das relações e conflitos entre os diversos aspectos da atividade foi aplicada a teoria da atividade. Além de validar e auxiliar na melhor com preensão do problema da falta de contextualização, o diagnóstico também identificou mais quatro problemas que deveriam ser abordados pelo novo modelo. A partir desses dados, os requisitos e recom endações foram gerados e uma primeira versão do modelo proposta na segunda fase na pesquisa. Na terceira fase, a avaliação do modelo foi viabilizada por meio do desenvolvim ento de um curso intensivo do software para diagram ação Adobe InDesign contextualizado com outros conhecim entos em design editorial. Esse curso foi aplicado quatro vezes, as três primeiras com estudantes de design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a última com estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os resultados apontaram o modelo proposto como uma solução satisfatória para o problema identificado, pois apresentou efetividade na promoção da aprendizagem de representação digital, de outros conhecim entos em design e na integração e contextualização destes. Além disso, os participantes apontaram satisfação com o processo. A partir desses resultados, a quarta e última fase buscou explicitar todos os artefatos e aprendizagens produzidos ao longo da pesquisa, além de debater como eles podem ser generalizados para outros contextos além do escopo desta pesquisa. Palavras-chave: representação digital, ensino de design, ensino de software, interdisciplinaridade, design science research.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The teaching and learning of digital representation in graphic design courses of Brazilian public universities occurs in an isolated, little connected and decontextualized form with other design knowledge and practices. The problem with this teaching approach is that it can promote fragmented learning in which the individual may be very good at operating the software tool but having little knowledge and ability to apply it efficiently and strategically in solving design problems. Although teachers and students agree on the importance of this contextualization, no teaching-learning model that promotes its implementation in an effective way was found in the literature or during the research and field. Therefore, the general objective of this thesis was to develop a teachinglearning model that helps the contextualization of knowledge in digital representation with the other knowledge in design. In order to do this, it adopted the design science research method, structured in four stages: problem definition and analysis, artifact development, evaluation and learning. The first stage was aimed at a diagnosis of the teaching-learning activity of digital representation in the Brazilian context, allowing a better understanding of the problem and the generation of requirements for the new model. Data for this diagnosis were collected through reviews of narrative and systematic literature, documental research in teaching plans, pedagogical projects of courses and didactic materials, and interviews with teachers and students. For the analysis of the data and identification of the relations and conflicts between the various aspects of the activity, the activity theory was applied. In addition to validating and helping to better understand the problem of lack of contextualization, the diagnosis also identified four more problems that should be addressed by the new model. From these data, the requirements and recommendations were generated and a first version of the model proposed in the second phase in the research. In the third phase, the evaluation of the model was made possible through the development of an intensive course for the software Adobe InDesign contextualized with other knowledge in editorial design. This course was applied four times, the first three with design students from the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and the last one with students from the Federal University of Paraná (UFPR). The results pointed out the proposed model as a satisfactory solution to the identified problem, since it showed effectiveness in promoting the learning of digital representation, other knowledge in design and in the integration and contextualization of these. In addition, the participants indicated satisfaction with the process. From these results, the fourth and last phase sought to make explicit all the artifacts and learning produced throughout the research, as well as discuss how they can be generalized to other contexts beyond the scope of this research. Keywords: digital representation, design teaching, software learning, interdisciplinarity, design science research.-
Formato: dc.format374 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesign - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Título: dc.titleModelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design-
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