Clima organizacional e administração de pessoas em uma empresa supermercadista

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Autor(es): dc.contributorPalmeira, Mirian, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Administração de Pessoas-
Autor(es): dc.creatorGomes, Larissa Mottim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:32:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:32:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59844-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59844-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mirian Palmeira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Pessoas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho enfoca as possibilidades de construção da cultura organizacional no processo de gestão, e teve como espaço/sujeitos da investigação um grupo de colaboradores de uma pequena empresa familiar, localizada no município de Ponta Grossa- Paraná. Na análise dos dados, procurou-se verificar se a qualidade esta presente no dia-a-dia do trabalho, bem como compreender as percepções das pessoas diretamente envolvidas no processo. A opção metodológica adotada foi a qualitativa, valendo-se, no entanto, do enfoque da síntese metodológica, entre pesquisa qualitativa e quantitativa, nas situações em que a organização e a análise dos dados assim o exigiram. O desenvolvimento do trabalho teve como eixo central de discussão a Administração de Recursos Humanos e a possibilidade de construção de uma cultura organizacional no processo de gestão, partindo-se do pressuposto de que ela é uma das variáveis explicativas da qualidade organizacional. Para melhor encaminhamento do problema definido, discutiu-se, inicialmente, como organizar a área de Recursos Humanos desde o recrutamento, a seleção, a avaliação de desempenho, o desenvolvimento das pessoas e o trabalho em equipe e o processo de comunicação; num segundo momento examinou-se a gestão do Clima Organizacional e suas dimensões, partindo-se da premissa que a gestão da empresa, numa perspectiva democratica, e o caminho para a transforrnação das práticas de gestão; num terceiro momento, procurou-se verificar as possibilidades de mudança de gestão, isto e, na forma como se pensa, se organiza, se vive no cotidiano da empresa. Finalmente, o trabalho ernbasou-se na análise dos dados e do referendal teórico adotado para apontar caminhos que viabilizem a construção de uma nova cultura no espaço organizacional-
Formato: dc.format102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAdministraçao de pessoal - Supermercados-
Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Título: dc.titleClima organizacional e administração de pessoas em uma empresa supermercadista-
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