Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correa, Clynton Lourenço | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Patricia Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59814 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Clynton Lourenço Correa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Considerando o livro didático como a expressão do currículo dominante e a sua importante influência nas práticas docentes, a presente pesquisa visou identificar e analisar as representações dos profissionais da área da saúde nos livros didáticos de quinto e oitavo anos distribuídos nas escolas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016 e 2014, respectivamente. As categorias analisadas foram os gêneros, etnias e a divisão sexual do trabalho representadas nas imagens. A baixa representatividade de negros atuando na área da saúde (principalmente nos livros destinados ao oitavo ano), assim como a manutenção da imagem de cuidadora e dócil vinculada à mulher em oposição à técnica e à lógica associadas ao homem foram constatadas nos materiais analisados. As imagens veiculadas nos livros didáticos devem ser analisadas pela equipe docente de modo a favorecer uma leitura crítica das representações étnicas e de gênero visando desnaturalizar os estereótipos presentes nesses materiais. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (73 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saude - Recursos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Saude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Emprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Análise | - |
Título: dc.title | A representação dos profissionais da saúde nos livros didáticos de Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: