
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Ana Inês | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59781 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59781 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maria de Fátima Quintal de Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir as relações entre educação popular e movimentos sociais, na cidade de Curitiba, durante as décadas de 1980 e 1990, na perspectiva dos militantes sociais envolvidos. A educação popular é entendida aqui como impulsionadora e ao mesmo tempo resultante das práticas desenvolvidas nos movimentos sociais naquele período. Analisa mudanças de qualidade ocorridas nestas práticas entre as duas décadas estudadas e destaca como uma das causas mais importantes destas mudanças, os processos macroeconômicos, políticos, sociais e culturais que ocorreram no mundo, impactando fortemente o Brasil a partir do final dos anos 80, que são a dissolução das experiências históricas do socialismo e a globalização capitalista neoliberal. Discute ainda as possibilidades de construção humana no mundo atual, guiado pelo fetiche da mercadoria e as contribuições que a inserção em práticas político-pedagógico-sociais transformadoras trazem para a construção psicossocial do homem, vendo a militância como uma das vias de acesso à humanização, enquanto atividade transformadora das pessoas e da realidade. Palavras-chave: Educação Popular; Movimentos Sociais; Conscientização. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present dissertation has the aim to discuss the relations between the popular education and the social movements, in the city of Curitiba, during the decades of 1980 and 1990, in the perspective of the social militants involved. Popular education is understood here as impelled and at the same time as resultant of the practice developed in the social movements in that time. The dissertation analyses the quality changes that happened in those practices between the two decades studied and it emphasizes as one of the most important causes of those changes, the macroeconimics, political, social and cultural processes that happened in the world causing a strong impact in Brazil since the end of the 80's that are the dissolution of the historic experiences of the socialism and the neoliberal capitalist globalization. The dissertation still discusses the possibilities of the human construction in the present world, guided by the fetish of the goods and the contribuitions that the inclusion of the political-pedagogical-social changing practices bring to the psychosocial construction to man, seeing the militance as one of the way to humanization as a transforming activity of people and reality. | - |
| Formato: dc.format | 105 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: