
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lemes Júnior, Antônio Barbosa, 1949- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial | - |
| Autor(es): dc.creator | Pieske, Alexandre Eugenio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59767 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59767 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Antonio Barbosa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Apesar da alta tecnologia empregada no mercado de capitais, o elemento central das decisões continua sendo o ser humano. Assim, nosso objeto de estudo é o comportamento do investidor. O objetivo é investigar as motivações e emoções envolvidas no processo de compra e venda de ações. Com o suporte do referencial teórico-empírico do comportamento do consumidor e das finanças comportamentais, percebemos que os modelos que pressupõe a eficiência dos mercados mostram-se deficientes para explicar o comportamento dos investidores, o qual apresenta falhas cognitivas importantes. Na continuidade do trabalho, foi realizada uma pesquisa com o investidor pessoa física brasileiro usuário do sistema de homebroker, que apontou que as decisões desse público são realizadas sem um critério racional claro. O investidor parte de sua visão e expectativa do mercado, utilizando instrumentos de análise que contém forte componente subjetivo | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investidores (Finanças) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento do consumidor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de capitais | - |
| Título: dc.title | O comportamento do investidor pessoa física, usuário do sistema de homebroker, no mercado de ações brasileiro | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: