Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria Gisele dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Alan José da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59749 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Gisele dos Santos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve como objetivo a análise e a comparação de qual das técnicas de alongamento, precedido ou não de aquecimento, era mais eficaz no ganho da amplitude de movimento. Os alongamentos foram reaiizados no grupo muscular dos ísquios Tibiais em atletas da modalidade de voleibol nascidas nos anos de 1986 e 1987. A pesquisa foi realizada na Universidade Livre do Esporte do Paraná, em atletas que não apresentavam qualquer lesão. A avaliação do grau de flexibilidade ocorreu no início e no término da prática dos alongamentos e a técnica utilizada para medir este flexionamento foi a goniometria. A amostra foi constituída de 30 atletas do sexo feminino de 15 e 16 anos de idade, sendo divididas em dois grupos de 15, sendo que o grupo A era das atletas que não realizavam o aquecimento e o grupo B era as atletas que realizavam o aquecimento de 10 minutos antes de realizar o alongamento. Os alongamentos apiicados eram os mesmos para os dois grupos, com duração de 1 minuto e intervalo de 30 segundos entre um aiongamento e outro, sendo duas repetições de cada. O diferencial dos grupos era o aquecimento. As técnicas foram realizadas bilateralmente nos membros inferiores, em dias alternados, sendo três vezes na semana. Ambos os grupos obtiveram resultados significativos em relação à flexibilidade, porém foi possível observar diferenças. O grupo que realizou o alongamento sem aquecimento prévio obteve um melhor resultado quanto ao ganho de flexibilidade em comparação ao grupo que realizou os alongamentos precedido de aquecimento. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alongamento (Fisiologia) | - |
Título: dc.title | Análise dos efeitos fisiológicos no alongamento com aquecimento e sem aquecimento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: