Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais : a coletividade como princípio formativo

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Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Claudiovane Parralego de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59728-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Flávia Dias de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 18/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.96-104-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo teve como objetivo investigar possibilidades de aprendizagem da docência de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, no contexto da constituição de um grupo de professores no interior da escola, adotando-se a coletividade como princípio formativo. Para atingir esse objetivo, a pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a constituição de um grupo de professoras na escola, em situação de formação continuada, pode favorecer a organização de ensino de matemática? O referencial teórico, o desenvolvimento das ações, bem como a análise dos dados da pesquisa foi fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, tendo a Atividade Orientadora de Ensino como atividade de formação e a coletividade como princípio formativo. Como instrumentos de captação dos dados adotou-se inicialmente um questionário aberto de caráter exploratório para a organização do processo formativo do grupo. No decorrer da investigação foram adotados os demais instrumentos: diário de campo, gravações em áudio e vídeo, sessões reflexivas e questionário aberto final. Organizou-se com o grupo encontros quinzenais com duas horas de duração um semestre letivo. Para a análise dos dados, nos apoiamos, principalmente, na ideia de isolados, episódios e cenas, proposta por Moura (2004), como princípio teóricometodológico, para a compreensão do fenômeno em movimento. A pesquisa possibilitou desvelar a necessidade de se repensar as práticas de formação continuada dos professores na direção de novas formas de organizar as aprendizagens docentes, tendo-se a coletividade como princípio condutor das ações. Palavras-chave: Educação Matemática; Formação continuada; Teoria Históricocultural; Coletividade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed to investigate learning possibilities of the teaching of teachers who teach math in the early years, in the context of the formation of a group of teachers inside the school adopting group working as a formative principle. In order to achieve this goal, the research sought to answer the following investigation question: how can the constitution of a group of teachers at the school, in a continued formation capacity, be favorable to the organization of math teaching? The theorical reference, the development of actions, as well as the analysis of research data was based on the Cultural-History Theory and the Activity Theory, having as the Advisory Teaching activity as.the formation activity and the group working a formative principle. As instruments of data capacitation and for the monitoring of the phenomenon being studied an open questionnaire was initially given as an exploratory capacity to the organization of the group formative process. In the course of the investigation the following methods were adopted: field diary, audio and video recordings and reflexive sessions. Two-hour quarterly encounters were organized with the group during a school semester. For the analysis of the data, we based ourselves mainly on the isolated episodes and scenes proposed by Moura (2004) as a methodological-theorical principle, for the comprehension of the phenomenon in motion. The research made it possible to point out the necessity to rethink the continued formation practices of teachers towards new ways to organize the teachings of the teachers, considering group working as a guiding principle of the actions. Key words: Education Mathematics; Continued formation; Historical-cultural Theory; Group Working.-
Formato: dc.format122 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleProcessos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais : a coletividade como princípio formativo-
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