Política de internacionalização científica no Brasil : um estudo do Programa Ciência Sem Fronteiras na UFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFuck, Marcos Paulo, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, João Rafael da Costa, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:12:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:12:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59707-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Dr. Marcos Paulo Fuck-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 27/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.128-137-
Descrição: dc.descriptionResumo: O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi o maior programa de financiamento de bolsas para estudo no exterior que o país já teve. Com um custo aproximado de R$ 13,2 bilhões, desde a sua criação no final de 2011 até 2017, quando foi anunciado seu término oficial, depois de estar congelado desde 2016. O programa concedeu 92.880 bolsas, entre os anos de 2011 e 2016, no Brasil e no exterior para estudos e pesquisa, sendo a modalidade graduação sanduíche, a mais contemplada, com 78,9% do total. Ações de internacionalização, principalmente, a mobilidade acadêmica internacional, ou seja, o envio de estudantes para realização de estudos e pesquisa em outros países, estão em destaque nos últimos anos na maioria dos países e a internacionalização da educação superior é um tema que vem sendo bastante discutido, sobretudo, a partir dos anos 1990. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar se o programa CsF atingiu seus objetivos no âmbito da UFPR, levando em consideração dados gerais do Programa na instituição, além de dados específicos dos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil que participaram de intercâmbio pelo CsF no período de 2012 até 2015, que são as datas de início e fim das mobilidades de graduação através do Programa na UFPR, e a percepção dos gestores do Programa. Para isso utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa através dos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica; coleta, estruturação e análise de dados do Programa na UFPR; análise de documentos sobre o Programa; análise de conteúdo dos relatórios de intercâmbio dos ex-bolsistas do curso de Engenharia Civil (que foi o curso de graduação que mais enviou alunos para intercâmbio através do CsF) e entrevistas semiestruturadas com os gestores desta política na UFPR. Constatou-se, essencialmente, que o Programa teve seus objetivos flexibilizados durante sua implementação e com isso contribuiu para um aumento significativo de alunos da UFPR estudando no exterior, embora menos de 10% dos alunos da UFPR tenham participado de intercâmbio com universidades que estão entre as 100 melhores do mundo. A percepção da maioria dos beneficiários das bolsas sobre o intercâmbio foi, em geral, de benefícios para suas vidas pessoais. Palavras-chave: Ciência sem Fronteiras. Avaliação. Mobilidade Acadêmica. Internacionalização.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Science without Frontiers (SwB) program was the largest scholarship program for study abroad that the country has ever had. With an estimated cost of R$ 13.2 billion from its beginning in late 2011 to 2017, when its official end was announced, however the program had already been frozen since 2016. The program granted 92,880 scholarships between the years of 2011 and 2016, in Brazil and abroad for studies and research, being the undergraduation modality, the most contemplated, with 78.9% of the total. Internationalization actions, mainly international academic mobility, that is, sending of students to studies and research in other countries, have been highlighted in recent years in most countries and the internationalization of higher education is a subject that has been discussed, especially since the 1990s. The aim of this research is to evaluate if the SwB program reached its objectives within the UFPR, taking into account the general data of the Program in the institution, besides specific data of the Civil Engineering undergraduation course students who participated in exchange from the period of 2012 to 2015, which are the start and end dates of undergraduate mobility through the Program at UFPR, and the perception of program managers. For this purpose a qualitative and quantitative approach was used through the following procedures: bibliographic review; collecting, structuring and analyzing data from the SwB program at UFPR; analysis of program documents; content analysis of the exchange reports of the former Civil Engineering course fellows (which was the undergraduate course that most sent students to exchange through the program) and semi-structured interviews with the managers of the SwB program at UFPR. It was verified, essentially, that the program had its objectives flexibilized during its implementation and with that it contributed to a significant increase of UFPR students studying abroad, although less than 10% of UFPR students have participated in exchange with universities that are among the 100 best in the world. Most exchanges beneficiaries' perceptions were generally beneficial to their personal lives. Keywords: Science without Borders. Evaluation. Academic Mobility. Internationalization.-
Formato: dc.format145 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Ciência Sem Fronteiras-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná-
Título: dc.titlePolítica de internacionalização científica no Brasil : um estudo do Programa Ciência Sem Fronteiras na UFPR-
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