O Estudo do multifônico no saxofone a partir de sua função modulatória, no tempo para fins de criação musical

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Autor(es): dc.contributorYampolschi, Roseane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorFreire, Sérgio Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:41:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:41:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59692-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59692-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra.Roseane Yampolschi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 111-113-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação trata de explorar os desdobramentos estéticos da organização sonora a partir de multifônicos do saxofone com o objetivo de criar ferramentas composicionais. A pesquisa abarca o estudo das qualidades dos seguintes multifônicos selecionados: multifônicos baseados na série harmônica e multifônicos colaterais. Essas sonoridades foram estudadas, de um lado, dos pontos de vista acústico e auditivo e de outro, do ponto de vista de sua execução. As análises de gráficos tiveram um papel fundamental para indicar as possibilidades de formação sonora que se apresentam de maneira mais ou menos estável. A possibilidade de um processo modulatório, ocasionada pela técnica instrumental, no âmbito dessas formações, aponta para um campo produtivo de materiais a serem explorados pelo compositor. Com base na expansão da sonoridade produzida por multifônicos como elemento primordial utilizado para o processo criativo, a finalidade última deste projeto é expandir a relação desta pesquisa com a produção musical contemporânea. Palavras-chave: multifônico; composição; saxofone.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis deals with the aesthetic ramifications of sound organization derived from saxophone multiphonics. The idea is to create compositional tools. The research embraces the study of selected qualities of harmonic series based on multiphonics and on collateral multiphonics. These sonorities were examined, on one hand, from the acoustic and auditive point of view; and, on the other hand, they were considered from the point of view of the performative aspects. The spectral analysis used in this study had a key role for indicating the possibilities of multiphonic sounds that exhibit varying degrees of stability. The possibility of modulatory processes by means of instrumental technique between these sonorous events points to a productive field of materials to be explored by the composer. Having in mind the expansion of multiphonic sounds here, documented as the primary material used in the process of creation, the main goal of this project is to enlarge the relationship of this research with contemporary music composition. Keywords: multiphonics; composition; saxophone.-
Formato: dc.format189 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleO Estudo do multifônico no saxofone a partir de sua função modulatória, no tempo para fins de criação musical-
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