
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | VIEIRA, TONI ANDRE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59659 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59659 | - |
| Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | arquivo .DOC | - |
| Direitos: dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo acerca da implantação de trabalhos, métodos e técnicas de Educomunicação a partir de projeto de pesquisa e extensão junto aos Cursos de Jornalismo das Universidades Eduardo Mondlane (UEM) e a Federal do Paraná (UFPR). O trabalho envolveu o Núcleo de Comunicação e Educação Popular da UFPR (NCEP) que foi o principal interlocutor para a criação do Núcleo de Educação e Comunicação Social (NECS) junto ao Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. O texto apresenta o percurso de trabalho envolvendo o intercâmbio de oito alunos de graduação. As alunas brasileiras ficaram um semestre em Maputo. Os moçambicanos estudaram no Curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação (DECOM) da UFPR e também estagiaram no NCEP para melhor compreensão das atividades com Educomunicação e suas aplicabilidades em Maputo, Moçambique. O trabalho iniciado em 2015 e encerrado em 2016 teve o financiamento da Associação das Universidades de Lingua Portuguesa (AULP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além de um convênio com a secretaria de Educação da cidade de Maputo, o NECS já realizou pesquisas em conjunto com o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC), escolas, entre outras entidades. educomunicação; intercâmbio; extensão | - |
| Título: dc.title | Educomunicação Brasil – Moçambique, trajetória da pesquisa e extensão desenvolvida conjuntamente pelas duas instituições | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: