Educando como dono da voz na gestão de espaços e currículos no Programa Projovem Urbano

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Autor(es): dc.contributorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorFragoso, Rogério Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:22:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:22:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59657-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Sônia Maria Chaves Haracemiv-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 17/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 105-107-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado "Educando como Dono de Voz na Gestão das Práticas Pedagógicas em Diferentes Espaços do Programa Projovem Urbano", buscou investigar a gestão do referido programa quanto aos espaços e o currículo, identificando as interferências na aprendizagem dos educandos frente às diferentes práticas pedagógicas, individual e coletiva, tendo como problema a seguinte questão: quais as diferenças entre as práticas pedagógicas do Programa Projovem Urbano no atendimento as demandas da comunidade, nos espaços escolares: ônibus itinerante e escola, em atendimento ao mesmo currículo? A investigação buscou compreender as visões sobre o Projovem Urbano, com fundamentação teórica em Arroyo (2007); Bourdieu (2008); Burnier e Cunha (2005); Charlot (2005); Freire (1996); Gadotti (2008); Larrosa (1996); Nascimento (1994); Salgado (2008) e Trivinõs (2006). Foi realizado um breve histórico da implantação do programa em nível nacional e na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O Projovem Urbano com seus três eixos fundamentais da Política Nacional (Ensino Fundamental, Qualificação Profissional Inicial e Participação Cidadã) representa o compromisso para com os jovens brasileiros que mais sofrem com as consequências de um processo de exclusão dos bens sociais, entre os quais, a educação e o trabalho. O desafio da pesquisa consistiu em pretender ampliar e sistematizar os saberes de práticas que possam transformar a realidade da Educação de Jovens e Adultos. O espaço de investigação da pesquisa é uma escola da Rede Municipal de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Curitiba, Paraná, na qual foi desenvolvido o Programa Projovem Urbano. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, sendo que também para esse estudo, frente à observação e diagnóstico do pesquisador que atuou onze anos atuando como docente no referido programa, possibilitou rever a partir das experiências vividas, as diferenças no desenvolvimento das práticas pedagógicas, individuais e coletivas, no atendimento ao mesmo currículo, relatando as experiências e vivências dos educandos. O percurso metodológico foi dividido em quatro momentos: o primeiro mediante uma revisão bibliográfica a fim de dialogar com as produções escritas que versam sobre o tema, segundo com estudo das análises documentais dos registros dos campos pedagógicos (ônibus e escola) objetivando compreender os princípios teóricometodológicos e as práticas que fundamentam o programa. O momento foi a elaboração e aplicação de um questionário aos educandos visando verificar como o educando fez/faz a gestão da sua aprendizagem frente às práticas individuais e/ou coletivas ofertadas no Projovem Urbano. O quarto momento foi ouvir a voz dos educandos nos significados da prática pedagógica coletiva como significativa para a aprendizagem de todos. Os resultados obtidos permitiram identificar as diferenças entre as práticas pedagógicas do programa no atendimento às demandas da comunidade na voz dos donos das aprendizagens como possibilidades de intervenção. Palavras-chave: Gestão dos Espaços (ônibus e escola). Currículo do Projovem Urbano. Práticas Pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study, entitled "Educating as a Voice Owner in the Management of Pedagogical Practices in Different Spaces of the Projovem Urbano Program", sought to investigate the management of this program in terms of spaces and curriculum, identifying the interferences in the students' learning in relation to the different pedagogical practices, individual and collective, having as a problem the following question: what are the differences between the pedagogical practices of the Projovem Urban Program in meeting the demands of the community in the school spaces: traveling bus and school, in accordance with the same curriculum? The research sought to understand the views on the Projovem Urbano, with theoretical foundation in Arroyo (2007); Bourdieu (2008); Burnier and Cunha (2005); Charlot (2005); Freire (1996); Gadotti (2008); Larrosa (1996); Birth (1994); Salgado (2008) and Trivinõs (2006). A brief history of the implementation of the program was carried out at the national level and in the Municipal Education Network of Curitiba. Projovem Urbano, with its three fundamental axes of National Policy (Elementary Education, Initial Professional Qualification and Citizen Participation) represents the commitment to the Brazilian young people who suffer most from the consequences of a process of exclusion of social goods, among them, the education and work. The challenge of the research consisted in trying to broaden and systematize the knowledge of practices that could transform the reality of Youth and Adult Education. The research area of the research is a school of the Municipal Education Network of the Municipal Education Department of the city of Curitiba, Paraná, in which the Projovem Urbano Program was developed. The research is qualitative, exploratory and descriptive, and also for this study, in view of the observation and diagnosis of the researcher who acted for eleven years as a teacher in said program, allowed to review from the experiences lived, differences in the development of practices pedagogical, individual and collective, in attending to the same curriculum, reporting the experiences and experiences of learners. The methodological course was divided in four moments: the first one by means of a bibliographical revision in order to dialogue with the written productions that deal with the subject, secondly with a study of the documentary analyzes of the records of the pedagogical fields (bus and school) aiming to understand the theoretical principles and practices that underpin the program. The moment was the elaboration and application of a questionnaire to the students to verify how the learner did / does the management of their learning in front of the individual and / or collective practices offered in Projovem Urbano. The fourth moment was to listen to the voice of learners in the meanings of collective pedagogical practice as meaningful for the learning of all. The results obtained allowed to identify the differences between the pedagogical practices of the program in attending to the demands of the community in the voice of the owners of the learning as possibilities of intervention. Keywords: Management of Spaces (buses and school). Curriculum of Urban Projovem. Pedagogical Practices.-
Formato: dc.format110 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do adolescente-
Título: dc.titleEducando como dono da voz na gestão de espaços e currículos no Programa Projovem Urbano-
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