Atividades lúdicas para um recreio dirigido : um projeto de intervenção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSarquis, Leila Maria Mansano, 1962--
Autor(es): dc.contributorMeier, Marineli Joaquim, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria José dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59614-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Leila Maria Mansano Sarquis-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Dra. Marineli Joaquim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este Projeto de intervenção foi desenvolvido com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de inserir o lúdico e a convivência através de brincadeiras, danças e jogos recreativos dirigidos durante o recreio das crianças minimizando atitudes agressivas e promovendo momentos de aprendizagem, interação e socialização utilizando os diferentes espaços escolares, principalmente a área externa. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de um projeto de intervenção a partir das preferências e possibilidades para o desenvolvimento de atividades lúdicas em período de recreio com alunos das turmas que frequentam o período integral, bem como professores, funcionários e equipe pedagógica e gestora com as necessidades percebidas e relatadas e contribuição de sugestões para melhor desenvolver um projeto de intervenção capaz de trazer o brincar e as brincadeiras bem como o resgate delas para o recreio escolar. Esse projeto teve também como objetivo envolver as crianças na organização dos jogos e brincadeiras assim como trazer a proposta de buscar parcerias envolvidas de voluntários da comunidade, possíveis acadêmicos dispostos promovendo momentos com atividades diferenciadas, danças, jogos, contação de histórias e angariar recursos e materiais para construção e pintura de jogos nos espaços do pátio e quadras e brinquedos para utilização nesses momentos. Este projeto proporcionou durante o seu desenvolvimento, estimulo e resgate através das brincadeiras e jogos orientados e atividades lúdicas durante o recreio, oferecendo e promovendo momentos prazerosos de integração e sociabilidade, amenizando com isso a ociosidade, agitação e indisciplina das crianças sendo percebida em todo o espaço escolar bem como aprendizagem em sala de aula.-
Formato: dc.format45 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Título: dc.titleAtividades lúdicas para um recreio dirigido : um projeto de intervenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.