
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pontes, Letícia, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Yamamoto, Ana Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59607 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59607 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Dra. Letícia Pontes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi conduzido no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos- CIC com o objetivo de habilitar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à interpretação das informações contidas em rótulos de alimentos. Para isto aplicou-se um questionário prévio com a finalidade de avaliar o interesse dos educandos na leitura dos rótulos e sua capacidade de interpretação dos mesmos. Posteriormente, realizou-se um trabalho prático acompanhado de aula expositiva e debate para gerar conhecimento sobre produtos químicos contidos nos produtos alimentícios mais consumidos pelos alunos e possíveis relações com problemas de saúde. Por fim, outro questionário foi aplicado após o projeto de intervenção para verificar se os alunos participantes desenvolveram o hábito na leitura dos rótulos e se isto contribuiu na aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis e na escolha mais crítica dos produtos a serem consumidos. Após o trabalho realizado em sala com os alunos e aplicação do segundo questionário, 100% dos alunos afirmaram ter desenvolvido o hábito da leitura dos rótulos dos produtos alimentícios consumidos. Os alunos afirmaram ainda, terem obtido conhecimento a respeito dos danos causados pelo excesso de produtos químicos e desenvolveram interesse em obter essa informação através da leitura dos rótulos. O trabalho permitiu concluir que o conhecimento sobre a importância das informações contidas nos rótulos dos alimentos deve ser ensinado nas escolas, para que seja estimulado o hábito da leitura dos mesmos, uma vez que o conhecimento é um meio de contribuir para a criticidade na escolha dos produtos alimentícios ingeridos e, consequentemente pode contribuir na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e redução de doenças não transmissíveis. | - |
| Formato: dc.format | 31 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alimentos - Rotulagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças crônicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hábitos alimentares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nutrição - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
| Título: dc.title | Interpretação de rótulos de produtos alimentícios, como um meio de contribuir para hábitos alimentares saudáveis, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: