Interpretação de rótulos de produtos alimentícios, como um meio de contribuir para hábitos alimentares saudáveis, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontes, Letícia, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorYamamoto, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59607-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Dra. Letícia Pontes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho foi conduzido no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos- CIC com o objetivo de habilitar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à interpretação das informações contidas em rótulos de alimentos. Para isto aplicou-se um questionário prévio com a finalidade de avaliar o interesse dos educandos na leitura dos rótulos e sua capacidade de interpretação dos mesmos. Posteriormente, realizou-se um trabalho prático acompanhado de aula expositiva e debate para gerar conhecimento sobre produtos químicos contidos nos produtos alimentícios mais consumidos pelos alunos e possíveis relações com problemas de saúde. Por fim, outro questionário foi aplicado após o projeto de intervenção para verificar se os alunos participantes desenvolveram o hábito na leitura dos rótulos e se isto contribuiu na aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis e na escolha mais crítica dos produtos a serem consumidos. Após o trabalho realizado em sala com os alunos e aplicação do segundo questionário, 100% dos alunos afirmaram ter desenvolvido o hábito da leitura dos rótulos dos produtos alimentícios consumidos. Os alunos afirmaram ainda, terem obtido conhecimento a respeito dos danos causados pelo excesso de produtos químicos e desenvolveram interesse em obter essa informação através da leitura dos rótulos. O trabalho permitiu concluir que o conhecimento sobre a importância das informações contidas nos rótulos dos alimentos deve ser ensinado nas escolas, para que seja estimulado o hábito da leitura dos mesmos, uma vez que o conhecimento é um meio de contribuir para a criticidade na escolha dos produtos alimentícios ingeridos e, consequentemente pode contribuir na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e redução de doenças não transmissíveis.-
Formato: dc.format31 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos - Rotulagem-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças crônicas-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Título: dc.titleInterpretação de rótulos de produtos alimentícios, como um meio de contribuir para hábitos alimentares saudáveis, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.