
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, Rozangela Barbosa de, 1966- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59580 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Shirley Boller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: A prática do Bullying acometidas em ambiente escolar e nas redes sociais o ciberbullying é frequente praticado entre os escolares em especial dos oitavos anos do Colégio Estadual Lúcia Bastos. Essa situação pode promover déficit de atenção; cansaço mental; sentimentos de abandono e de inferioridade; oscilação de humor; isolamento; pensamentos suicidas; depressão; fobias. Objetivo: Reduzir os episódios de Bullying, nas turmas dos oitavos anos A, C, E, utilizando a mediação como estratégia de resolução de conflitos. Método: Trata-se de um projeto de intervenção utilizando atividades de formação sobre mediação de conflitos, os estudantes e professores envolvidos foram capazes de realizar reuniões de mediação de conflitos com mais segurança e conhecimento do tema, conseguindo saber ouvir e utilizar o objeto da palavra conforme técnicas de mediação, onde os resultados dos conflitos trabalhados nestas reuniões foram percebidos nas mudanças de atitudes e comportamentos dos envolvidos, mediadores, agressores e vítimas do Bullying. Resultados: Os professores do Colégio Estadual Lúcia Bastos, perceberam um amadurecimento entre os estudantes mediadores e estudantes que participaram das reuniões de Mediação de Conflitos, sejam como agressores ou vítimas, uma melhora em relação a resolverem algumas situações através da conversa, do saber ouvir, melhorando a convivência em sala de aula entre estudantes e estudantes, professores e estudantes. Discussão: Nas atividades de formação estudantes mediadores perceberam a importância do conhecimento a respeito do tema Mediação de Conflitos e como atualmente é importante saber ouvir o outro, deixar de pensar individualmente e sim coletivamente, muitos questionamentos surgiram nas atividades de formação, sendo um em particular, o receio de participarem de reuniões para mediação de conflitos e os agressores não conseguirem ouvir os colegas mediadores e ficarem chateados com o trabalho desses estudantes mediadores. Considerações: Mesmo com a insegurança dos estudantes mediadores, sobre seu trabalho como mediadores, os resultados comprovam como foi gratificante o trabalho de Mediação de Conflito no ambiente escolar, onde os envolvidos no projeto, tiveram a oportunidade de melhorarem-se como pessoa humana, seja o agressor, a vítima e os estudantes e professores mediadores, respeitando a opinião do outro sempre. | - |
| Formato: dc.format | 52 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
| Título: dc.title | Mediação de conflitos no ambiente escolar : um projeto de intervenção | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: